XI Semana de Educação Musical da UFC promove palestras, oficinas e lives artísticas até 1º/10

Em 2021, a Semana de Educação Musical (SEMU) da Universidade Federal do Ceará chega à sua 11ª edição, nas celebrações dos 15 anos de existência do Curso de Licenciatura em Música da UFC. A XI SEMU ocorrerá de 27 de setembro a 1º de outubro, consolidando-se no calendário como evento acadêmico, artístico e cultural organizado por estudantes do curso.

Por causa da pandemia de covid-19, o evento será integralmente realizado de forma virtual, por meio de webconferências na plataforma Google Meet e de lives no perfil do Instagram do Centro Acadêmico Izaíra Silvino (@camusicaufc). A programação será gratuita, com direito a certificado de participação, e aberta a estudantes, músicos, professores, artistas e público em geral.

Imagem: Logomarca da XI Semana de Educação Musical da UFC

Além da participação de alunos e professores dos cursos de Música da UFC sediados em Fortaleza e em Sobral, há convidados de outras instituições cearenses, como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A XI SEMU contará ainda com palestrantes de instituições de ensino fora do estado, a exemplo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), das Universidades Federais do Maranhão (UFMA), da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o evento

A partir do tema "Educação musical e pluralidade: difusão de novos caminhos para o conhecimento artístico e docente", a XI SEMU reunirá uma programação bastante diversificada. No turno da manhã, das 9h às 12h, haverá oficinas sobre percussão, improvisação musical, tecnologia, arranjo e ensino coletivo. À tarde, das 14h às 17h30min, será a vez de palestras e mesas-redondas com assuntos como empreendedorismo, marketing digital, musicologia, formação profissional, movimento estudantil, música autoral e saúde e bem-estar. No período da noite, das 18h às 19h, haverá uma sequência de lives artísticas no Instagram (@camusicaufc), com apresentações de cantores, instrumentistas e bandas da própria UFC e da cidade de Fortaleza.

Na próxima segunda-feira (27), às 16h, ocorrerá a palestra "Educação musical em quatro eixos", com a Profª Marisa Fonterrada (UNESP), pesquisadora e autora de destaque nacional e internacional na área de música e educação.

A programação completa e outras informações sobre o evento estão disponíveis na Agenda UFC e no perfil do Centro Acadêmico Izaíra Silvino (CAIS) no Instagram.

Fonte: Comissão Organizadora da XI Semana de Educação Musical (SEMU) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.