Campus de Itapajé realiza programa de acolhimento e integração de sua primeira turma de alunos

Os alunos dos cursos de graduação do recém-inaugurado Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé – Jardins de Anita serão recepcionados com uma superprogramação ao longo de três semanas, envolvendo atividades presenciais e remotas. Trata-se do Programa de Acolhimento e Integração Acadêmica ‒ Tecnologia da Informação: Educação do Futuro para Transformar Pessoas, a ter início na próxima terça-feira (28), a partir das 8h, com solenidade presencial no auditório do campus.

Nesse primeiro dia, os calouros serão recebidos às 8h, assistirão ao vídeo de apresentação institucional da UFC e, em seguida, posarão para a histórica foto da primeira turma do Campus Itapajé – Jardins de Anita. Às 10h, ocorrerá a abertura oficial do evento com a presença do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Imagem: vista panorâmica do Campus de Itapajé

Ainda como parte da abertura, após o momento cultural intitulado "Café com cordel", a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, falará sobre "O percurso acadêmico do estudante na UFC" e, em seguida, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, fará a apresentação das políticas de auxílio estudantil na Universidade.

O programa de acolhimento foi cuidadosamente organizado numa parceria entre a Diretoria do Campus de Itapajé, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).

PROGRAMAÇÃO – O calendário da programação se desenvolverá em três etapas. A primeira, de 28 de setembro a 1º de outubro; e as seguintes, de 4 a 8 de outubro e de 11 a 15 de outubro. O plano foi concebido com atividades nos formatos presencial e remoto, nos turnos manhã, tarde e noite, de modo que a flexibilidade e diversidade de formatos e horários permitam aos participantes agendar as atividades que melhor se adéquem às suas necessidades acadêmicas.

Os calouros do Jardim de Anita irão por meio de palestras, minicursos e oficinas se inteirar do universo acadêmico, especialmente dos cursos oferecidos no campus – Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados –, e do funcionamento da Universidade também em seus aspectos administrativos.

Para alunos de um campus tão voltado para a tecnologia, a programação vai abordar temas como tecnologia da segurança das ciências de dados, segurança da informação, análise e desenvolvimento de sistemas, contemplando também os avanços recentes nas tecnologias educacionais digitais, como as plataformas virtuais de aprendizagem, entre outros. Além dessas atividades programadas especificamente para Itapajé, os alunos participarão, no periodo da tarde, da II Semana Pedagógica da UFC.

Confira a programação completa do Programa de Acolhimento e Integração Acadêmica ‒ Tecnologia da Informação: Educação do Futuro para Transformar Pessoas. 

Imagem: O campus foi batizado de Jardins de Anita e está localizado a 130 km de Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC)

APOIO E INTEGRAÇÃO – O diretor do Campus de Itapajé, Prof. Márcio Veras, expressa muita satisfação com o início efetivo das atividades no Campus Jardins de Anita. "O campus da Universidade tem outro brilho com a circulação de alunos. Então a sensação de gratidão e de dever cumprido é muito grande", diz. Num período de crise econômica pelo qual passa o País, o diretor ressalta o esforço da administração superior da UFC e o apoio do poder público e da iniciativa privada de Itapajé para o efetivo funcionamento do novo campus.

"Caminhando de mãos dadas, todos conseguimos realmente fazer com que toda essa estrutura esteja pronta, apta a receber os alunos. Então é uma gratidão muito grande", declara. Ele dirige agradecimento especial ao reitor Cândido Albuquerque: "O empenho dele foi único, singular. A decisão de colocar esse campus para funcionar foi sem medida".

A pró-reitora de Graduação, Ana Paula Medeiros, comenta que o objetivo desse programa de três semanas "é dar muito mais do que as tradicionais boas-vindas. Queremos que os estudantes se sintam muito bem acolhidos e que conheçam o funcionamento dos respectivos cursos, do percurso acadêmico que farão e das inúmeras oportunidades formativas que terão ao longo do caminho trilhado na UFC".

Para ela, a experiência da implantação de um novo campus e de novos cursos "é como o nascimento de um filho, em que nos preparamos para recebê-lo. E nessa preparação, realizada com muito amor e dedicação, temos que pensar em todos os detalhes para que os novos professores, servidores e estudantes sejam muito bem acolhidos e percebam todo o carinho de nossa parte em cada iniciativa e ação desenvolvida. Nosso desafio maior é fazer com que todos se sintam integrados à Universidade, mesmo estando fisicamente distantes da sede em Fortaleza e, sobretudo, em um contexto de pandemia".

A Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEIA), vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), reforça que o programa "foi construído pela equipe PAAP, PROGRAD e direção do campus no intuito de acolher e acompanhar os primeiros dias de discência dessa primeira turma, pois compreendeu-se que dada a relevância do campus para a comunidade local, bem como a expectativa gerada pela espera, a UFC precisava demonstrar o máximo de sua potencialidade acadêmico-científica, mas também seu compromisso com o cuidado e zelo com as pessoas".

Ela diz que para a equipe PAAP é um "um privilégio, uma honra", participar da iniciativa, "por compreender que seria uma oportunidade também de colaborar mais ainda com a Instituição, favorecendo o enriquecimento da formação acadêmica de um dos sustentáculos da tríade humana que esteia a UFC: o estudante".

Fontes: Prof. Márcio Veras, diretor do Campus de Itapajé ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.