Delegação de atletas da UFC conquista 15 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias 2021

Que tal ganhar 15 medalhas, das quais 8 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze? A conquista foi da delegação de atletas da Universidade Federal do Ceará nas Paralimpíadas Universitárias 2021, realizadas de 16 a 19 deste mês no Centro de Treinamento Paralímpico brasileiro, em São Paulo (SP). No total, seis estudantes-atletas competiram nas modalidades de atletismo, badminton e natação, e todos os seis tiveram sua vez de subir ao pódio.

"Essa foi a maior e melhor participação da Instituição no evento, que não ocorria desde 2019", segundo Wildner Lins de Souza, titular da Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC.

Imagem: Na foto, da esquerda para a direita, estão os medalhistas Gabriel Araújo, Rayloma Lemos, Wallison Lopes, João Goes e Fabiane Araújo (Foto: Divulgação)

Os atletas premiados nas respectivas modalidades e colocações foram os seguintes:

Atletismo
– Walison Lopes, do Curso de Educação Física, conquistou três medalhas de ouro: 1° lugar no arremesso do peso; 1° lugar no lançamento de disco; e 1° lugar no lançamento de dardo.
– Rayloma Lemos, também do Curso de Educação Física, arrebatou uma medalha de ouro e duas de bronze: 1° lugar no salto em distância; 3° lugar nos 100m; e 3° lugar no arremesso do peso.

Badminton (esporte semelhante ao tênis, mas, no lugar de uma bola, o atleta arremessa, com a raquete, uma espécie de peteca)
– João Goes, do Curso de Engenharia Civil, uma medalha de ouro: 1º lugar no parabadminton simples masculino, SL4.

Natação
– Fabiane Araújo, do Curso de Educação Física, uma medalha de ouro e duas de prata: 1° lugar nos 100m costas; 2° lugar nos 100m livre; e 2° lugar nos 50m livre.
– Gabriel Araújo, do Curso de Educação Física, uma medalha de ouro e outra de prata: 1° lugar nos 200m medley; e 2° lugar nos 100m livre.
– Samuel Diniz, do Curso de Direito, uma medalha de ouro e duas de bronze: 1° lugar nos 50m peito, SB3; 3° lugar nos 50m livre, S4; e 3° lugar nos 100m livre, S4.

Imagem: Samuel Diniz, do Curso de Direito, conquistou três medalhas na natação: uma de ouro e duas de bronze (Foto: Divulgação)

Além de ser um orgulho para a Instituição, a conquista dos paratletas demonstra o compromisso da UFC com a causa da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência "não só no ensino, pesquisa e extensão como na assistência estudantil", considera o coordenador de Atividades Desportivas da PRAE.

Wildner avalia que "num momento de pandemia, quando todas as atividades ficam muito restritas, conseguir levar estudantes para uma competição nacional com os melhores atletas do País e ainda obter resultados expressivos mostra que a Instituição vai no caminho certo em seu apoio ao estudante universitário".

SAIBA MAIS – As Paralimpíadas Universitárias 2021 reuniram 388 atletas de 24 estados e do Distrito Federal em sete modalidades. Além das três já citadas, houve disputas de basquete em cadeira de rodas, bocha, judô e tênis de mesa. O Comitê Paralímpico Brasileiro ficou de divulgar ainda a universidade campeã geral.

Fonte: Wildner Lins de Souza, titular da Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – fone: (85) 3366 7871 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.