Agência UFC: Estudo pioneiro investiga papel do gene H19 no desenvolvimento de tumores

Estudo inédito desenvolvido na Universidade Federal do Ceará traz novas informações sobre um importante gene relacionado ao desenvolvimento de tumores: o H19. Normalmente um supressor tumoral, ele cumpre funções em diversos processos biológicos, como crescimento e desenvolvimento celular.

Apesar de conhecido pela ciência e de já ser alvo de diferentes pesquisas, o envolvimento do H19 no processo tumorigênico ainda não está totalmente claro. Alguns passos na direção de preencher essa lacuna foram dados na pesquisa do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Imagem: Pesquisadores olhando para notebook na bancada do laboratório

O grupo de pesquisadores se valeu da chamada edição gênica, que consiste na alteração do gene em laboratório. A técnica empregada foi a CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), com a qual é possível recortar partes específicas do DNA. Nesse caso, a CRISPR foi usada para diminuir a expressão do H19 e verificar as alterações que isso causaria em nível celular.

Uma análise por meio de citometria (avaliação das características físicas) das células modificadas mostrou, por exemplo, alterações na complexidade interna delas, como aumento do tamanho e maior granularidade.

Os resultados completos dessa análise estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC.

Conteúdo extra: Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o estudo

Fontes: Profª Cristiana Libardi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.