Seara da Ciência inscreve para Semana Mundial do Espaço; evento ocorre de 4 a 10 de outubro

A Seara da Ciência está com inscrições abertas para a Semana Mundial do Espaço, evento que, neste ano, tem como tema "Mulheres no espaço". A iniciativa ocorrerá de 4 a 10 de outubro e contará com palestras, visitas ao acervo do equipamento cultural e observação astronômica. Interessados devem inscrever-se, de forma gratuita, através de formulário on-line. Podem participar pessoas acima de 8 anos.

Na programação estão as seguintes palestras: "Da terra para as estrelas – mulheres na conquista do espaço", no dia 9, às 15h, com a Profª Leiliane Alves, do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF); "Caçando asteroides", também no dia 9, às 16h, com Yasmin Azevedo, integrante do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS Interestelar); "Jornada ao Centro Espacial Kennedy", no dia 10, às 15h, com Priscila Reis, embaixadora do International Journey of Science and Technology / NASA; e "Telescópio Maker – construindo um telescópio com impressora 3-D", ainda no dia 10, às 16h, com Mariana Costa, do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência.

Imagem: Cartaz de divulgação da Semana Mundial do Espaço

As palestras terão duração de 40 minutos e ocorrerão em formato presencial, na Seara da Ciência. Aos participantes é obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos e cumprimento de distanciamento social. A atividade contará com emissão de certificado e, para cada palestra, estão sendo ofertadas 60 vagas. As observações astronômicas ocorrerão nos dias 9 (sábado) e 10 (domingo), após as palestras.

Já as visitas ao Salão de Exposição, à Sala de Miniaturas Espaciais e ao Museu de Astronomia serão feitas mediante agendamento para grupos de até cinco pessoas, com pelo menos uma mulher como integrante. Do dia 4 ao dia 8 as exposições estarão disponíveis das 10h às 12h e das 14h às 17h; nos dias 9 e 10 terão início a partir das 14h. Mais informações no site da Seara da Ciência.

Ouça também notícia da rádio Universitária FM sobre o evento

SAIBA MAIS – A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional coordenada globalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo evidenciar a contribuição da ciência e da tecnologia para o melhoramento da condição humana. As datas do evento fazem alusão a dois acontecimentos marcantes da era espacial: 4 de outubro, quando aconteceu o lançamento do primeiro satélite construído pelo homem, o Sputnik I; e 10 de outubro, quando foi assinado o Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.