Equipes formadas por estudantes e egressos da UFC vencem Hackathon para a Primeira Infância Cearense

A Universidade Federal do Ceará foi destaque no HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense, maratona de programação que ocorreu de 24 a 26 de setembro, de forma totalmente on-line. As equipes Cactus - Data Solutions e Os Mambiras, integradas por estudantes e egressos da UFC, foram as vencedoras nas duas problemáticas propostas pela competição.

A equipe Cactus - Data Solutions, formada integralmente por estudantes e egressos do Campus da UFC em Crateús, foi a vencedora do HackPI Ceará: Hackathon para a Primeira Infância Cearense na problemática “potencializando o uso e a interpretação dos dados”. O grupo apresentou o projeto de uma plataforma para tratamento de dados referentes à primeira infância.

Imagem: Fundo azul com cinco fotos de jovens

“A gente analisou a base de dados disponibilizada e, com isso, [desenvolvemos a plataforma] com o objetivo de obter resultados que possibilitem a geração de informações que podem ser úteis para a tomada de decisão nos diferentes eixos abrangidos na primeira infância”, explica Daniel Brito, integrante da Cactus.

O protótipo da plataforma foi produzido em dois dias e incluiu a análise de dados a serem exibidos, o desenvolvimento da parte visual e a implementação do tratamento de dados. Além de Daniel, egresso do Curso de Ciência da Computação, integram o Cactus os estudantes Henrique Costa, David Nascimento, Lucas Chaves e Rafael Vieira, todos do Campus da UFC em Crateús.

Essa não é a primeira vez que os jovens se destacam em uma maratona de programação. Em março, o mesmo grupo venceu o FIT-ON, hackathon do Fórum de Inovação e Tecnologia (FIT), com o desenvolvimento do aplicativo DuCampo, para conectar pequenos agricultores com o mercado.

Para Daniel Brito, a participação em eventos do tipo hackathon é uma oportunidade de "colocar em prática" os conhecimentos adquiridos na graduação. "A gente consegue colocar todas as técnicas de programação que a gente aprendeu e ainda melhorar a sociedade de alguma forma por meio da criação de soluções [para os desafios apresentados]", destaca.

A opinião é compartilhada com o colega de equipe Henrique Costa, que aponta ainda a oportunidade de mostrar o "potencial [dos estudantes] do Interior". "Especificamente no HackPI, tivemos a chance de pensar em algo que tem potencial de impactar diretamente um segmento da sociedade importantíssimo, que é a primeira infância", acrescenta.

a equipe Os Mambiras venceu na problemática “a criança como parte ativa do processo de avaliação”. O grupo é formado pelo egresso do curso de Pedagogia da UFC, José Aloisio Macedo Filho, e pelos discentes Talisson Eloia Barbosa e Ubiratan de Oliveira Júnior, dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Ciência da Computação da UFC, além de Elton Alves Tomé e Elder Alves Tomé, dos cursos de Comunicação Social (Publicidade) e de Sistema de Informação, do Centro Universitário UNIFANOR.

Imagem: fundo preto com fotos dos integrantes da equipe Os Mambiras

Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (LEPES/USP) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CENPE/UFC), e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o HackPI Ceará teve o objetivo de potencializar o desenvolvimento tecnológico e criativo do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil no Estado.

O diretor do CENPE/UFC e cientista-chefe da área de educação básica, Prof. Jorge Lira, aponta a importância da temática abordada na maratona. "Os anos iniciais na formação das crianças são decisivos para toda a constituição de competências cognitivas, dos processos de pensamento abstratos. Isso é muito bem difundido. A questão é como avaliar os processos, a qualidade da educação nesse nível", aponta.

Desafio que, na opinião dele, foi bem abordado pelas equipes participantes do HackPI. "Os grupos apresentaram soluções que são potencialmente muito prolíficas. Já foi visto que são ideias viáveis, originais e que respondem ou têm potencialmente as respostas para esse desafio complexo da educação infantil", considera.

Fonte: Daniel Brito, integrante da equipe Cactus Data Solutions – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.