Procurar no portal

Novos coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC são empossados na Reitoria

Foram empossados, em cerimônia realizada no Gabinete do Reitor na manhã desta segunda-feira (4), o novo coordenador-geral e a nova coordenadora-adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Ceará. O programa terá à frente os professores Hermínio Borges Neto e Antonia Lis de Maria Martins Torres, ambos docentes da Faculdade de Educação (FACED).

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque dá posse ao Prof. Hermínio Borges Neto, Professor Titular da FACED, como coordenador da UAB na UFC. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, parabenizou a nova coordenação pelo entusiasmo e propostas e lembrou que a educação a distância (EaD) hoje é um tema presente em todas as instituições públicas e privadas de ensino. "Esta é uma modalidade que precisa ser atualizada frequentemente. Nós não podemos ficar parados no tempo", defendeu. O reitor avaliou ainda que as discussões sobre o assunto vão ser aprofundadas com prioridade na Instituição. "Tenho certeza de que a EaD, na UFC, terá uma nova função a partir de hoje", projetou. 

Assista à entrevista com o Prof. Cândido Albuquerque:

Para o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, esse é um tema que há alguns anos já é discutido nas grandes universidades do mundo. Ele citou como exemplo o caso da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que debatia a criação de outra universidade, dentro da sua estrutura, para abrigar o ensino a distância. 

Veja outras imagens da cerimônia no Flickr da UFC

O novo coordenador da UFC para a UAB, Prof. Hermínio Borges, colocou como desafio ampliar o uso de ambientes virtuais, para que professores adotem o que mais se adeque às necessidades acadêmicas. Segundo ele, seria bastante interessante se os alunos pudessem, por exemplo, cursar parte das disciplinas em formato remoto e parte presencial. Ele ressaltou ainda a importância de haver uma mediação pedagógica para atingir bons resultados nessa modalidade de ensino

Imagem: Além do Prof. Hermínio Borges (ao centro), o reitor Cândido Albuquerque empossou a Profª Antonia Lis Torres, também da FACED, como coordenadora-adjunta da UAB/UFC. (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Participaram da cerimônia os pró-reitores de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros; de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; e de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado; além das pró-reitoras-adjuntas de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; e de Gestão de Pessoas, Telma Araújo. 

Também compareceram o superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; o ex-coordenador-adjunto da UAB e diretor da UFC Virtual, Prof. Gabriel Antoine Louis Paillard; o ex-coordenador-geral da UAB e vice-diretor da UFC Virtual, Prof. Ernesto Trajano; o assessor da Reitoria, Prof. Ademar Gondim; a chefe do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (FACED), Profª Robéria Gomes; a coordenadora de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico, Profª Mazzé Santos; e a coordenadora do Polo UAB Fortaleza, Germana Medeiros. 

Assista à entrevista com o Prof. Hermínio Borges:

CURSOS – O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece vários cursos de graduação a distância. São sete cursos de Licenciatura (Letras Inglês, Letras Português, Letras Espanhol, Química, Física, Matemática e Pedagogia) e o bacharelado em Administração em Gestão Pública.

Fonte: Instituto UFC Virtual – fone: (85) 3366 9457 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300