Equipes do programa Empreende UFC iniciam participação no programa de pré-aceleração StartupCE 2021

Estudantes e servidores que participam do programa Empreende UFC iniciaram a participação, nesta quinta-feira (7), no programa de pré-aceleração StartupCE, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE). A ação é resultado de parceria firmada entre a Universidade Federal do Ceará e o órgão, por meio de convênio de cooperação técnica.

As 41 equipes participantes terão acesso a uma série de formações e consultorias em modelagem de negócios inovadores ministrada por uma empresa especializada em desenvolvimento de start-ups contratada pelo SEBRAE-CE. O programa será realizado ao longo de outubro e novembro.

Imagem: Logo do programa StartupCE

Todas as equipes haviam sido contempladas anteriormente no edital do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), ofertadas pelo programa Empreende UFC, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

Uma vez pré-aceleradas pelo StartupCE, as equipes que se destacarem serão selecionadas para apresentar suas ideias a uma banca de investidores convidados, o que cria oportunidade de conexões e feedbacks.

"A formação do StartupCE servirá como complemento valioso ao ciclo de formação em empreendedorismo inovador, ofertado pela PROINTER em parceria com o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC e com a UFC Inova, pelo qual todas as equipes do edital passaram entre os meses de abril e julho de 2021", explica o Prof. Abraão Saraiva, coordenador do CEMP e também da área de Empreendedorismo da PROINTER.

A ação faz parte da política de estímulo ao ecossistema interno de empreendedorismo e inovação na Universidade, que conta com diversas iniciativas.

Com essa diretriz, nos últimos dois anos foram lançados o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e o programa Empreende UFC, além do primeiro edital de incubação do Parque Tecnológico (PARTEC) e do Centro de Referência em Inteligência Artificial.

O edital do PARTEC, por exemplo, permitiu que a UFC fizesse suas primeiras incubações de spin-offs (start-ups acadêmicas). Assim como as equipes do Empreende UFC, dentro do convênio de cooperação técnica do SEBRAE, elas também passarão por cursos e capacitações on-line, além de mentorias e consultorias.

Fonte: Prof. Abraão Saraiva, coordenador do CEMP e da área de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.