UFC integra missão a usina de hidrogênio verde na Espanha; iniciativas empreendedoras de universidade foram visitadas

A administração superior da Universidade Federal do Ceará (representada pelo reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque) integrou comitiva mista – com Governo do Estado do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) – que visitou empreendimentos relativos à cadeia produtiva do hidrogênio verde (H2V) na Espanha. Em paralelo, os representantes da UFC também cumpriram agenda em iniciativas empreendedoras da Universidade Complutense de Madri (UCM) e em uma agência espanhola de fomento de intercâmbios.

Imagem: O reitor (3º da esquerda para a direita) representou, junto com pró-reitor de Relações Internacionais, a UFC em comitiva com Governo do Estado e FIEC que visitou empreendimentos de hidrogênio verde na Espanha. (Foto: Divulgação)

Além do reitor e do pró-reitor, a missão cearense foi composta pelo presidente do Complexo do Pecém (CIPP), Danilo Serpa; pelos diretores do CIPP, Duna Uribe e Fábio Abreu; pelo superintendente Estadual do Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; pelo coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, e pela secretária-executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Roseane Medeiros.

Na quinta-feira (7), a comitiva viajou ao Centro Nacional de Hidrogênio (CNH2), centro dedicado a investigação e desenvolvimento de tecnologias que cobrem todo o ciclo do hidrogênio: produção, purificação, armazenamento e conversão. O CNH2 fica localizado no município de Puertollano, na província de Ciudad-Real, a 240 quilômetros de Madri. Lá está sendo construída a usina de Puertollano, maior planta de hidrogênio verde para uso industrial da Europa. Integrada a uma planta solar fotovoltaica de 100 MW, será administrada por uma das maiores produtoras de energia espanholas, a Neoenergia, empresa controlada pelo grupo empresarial Iberdrola. A empresa assinou recentemente um memorando de entendimento com o Governo do Estado do Ceará para implantação de um projeto-piloto de transporte público movido a hidrogênio verde.

Na programação da visita técnica, ocorreram atividades como tour pela estrutura de funcionamento do CNH2, passagem pelos laboratórios envolvidos com a cadeia do hidrogênio, reunião para apresentação do Projeto Puertollano (futura usina) e visita ao canteiro de obras. De acordo com a Iberdrola, a usina de Puertollano resulta de um investimento de 150 milhões de euros e deve entrar em operação até o fim deste ano, criando até 700 postos de trabalho na região e evitando a emissão de 48.000 toneladas de gás carbônico por ano. Por fim, o projeto estará “contribuindo para o avanço da maturidade tecnológica do hidrogênio verde e tornando-o uma solução para a descarbonização eficiente a médio prazo”, disse a empresa por meio de seu site.

“Foram vários momentos de exposição técnica, onde vimos que temos um desafio muito grande pela frente. Com toda certeza, esse é o combustível do futuro. Isso só nos motivou ainda mais a seguir com a parceria com o Governo do Estado, a FIEC e as empresas envolvidas, para transformar o Ceará na grande referência na produção sustentável de hidrogênio no Brasil”, disse o reitor Cândido Albuquerque, que ficou impressionado com a dimensão do Projeto Puertollano e com os diversos usos e aplicações desse combustível em diferentes ramos da indústria espanhola.

“Já é uma realidade lá esse tema. Ainda visitamos uma grande fábrica de defensivos agrícolas que está implantando uma usina de H2V. Ela pertence à Iberdrola, maior energética privada da Europa, com quem mantivemos reuniões junto com a comitiva do Governo do Estado”, complementou o Prof. Augusto Albuquerque. A secretária-executiva da Indústria da SEDET, Roseane Medeiros, já vislumbra a contribuição da troca de experiência no futuro polo do Porto do Pecém: “Está sendo um momento muito rico. Uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos que serão de grande relevância na implantação do nosso hub de H2V no Ceará”.

INICIATIVAS EMPREENDEDORAS – Na quarta-feira (6), o reitor e o pró-reitor aproveitaram a passagem pelo país para conhecer a Universidade Complutense de Madri (UCM). Os gestores reuniram-se com o vice-reitor de Relações Internacionais e Cooperação da UCM, Dámaso López García, em encontro que pautou as conquistas recentes de ambas as instituições e possibilidades futuras de cooperação, com oportunidades promissoras à vista, como disciplinas conjuntas a distância e intercâmbio mútuo.

Imagem: Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC); Prof. Dámaso López García (vice-reitor de Relações Internacionais e Cooperação da UCM) e Prof. Augusto Albuquerque (pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC) (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (8), os representantes da UFC conheceram a sede do programa CompluEmprende, no Parque Científico de Madri, também associado à UCM. O espaço fomenta a atividade empreendedora na universidade espanhola. “Estamos mesmo no caminho certo. Incentivar que os alunos coloquem as ideias no papel e desenvolvam-nas com a estrutura que a universidade fornece, a partir de seu espaço de empreendedorismo, é o caminho. A comunidade quer inovar, e um lugar como nosso Condomínio do Empreendedorismo é o ideal. Estivemos com a coordenação do CompluEmprende e já estamos pensando em formas de intercâmbio”, relatou o Prof. Cândido Albuquerque.

O Parque Científico, a exemplo do Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), incentiva localmente o empreendedorismo científico e a inovação tecnológica, bem como promove a transferência de tecnologia. Com mais de 8.000 metros quadrados de área, foi concebido para apoiar empresários e acadêmicos em suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Além do serviço de incubação de empresas, agrega laboratórios de ponta, escritórios de aceleração de negócios e serviços de apoio científico a investigadores.

De acordo com o Prof. Augusto Albuquerque, o próximo passo será formalizar um memorando de entendimento entre as duas instituições e, na sequência, redigir dois acordos específicos. O primeiro engloba as faculdades de Direito, tendo em vista a oferta de uma disciplina virtual, ministrada por professores de ambas as instituições, para estudantes de graduação das duas. “A oferta deverá ser concretizada já no próximo ano”, adiantou o reitor Cândido Albuquerque.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque e pró-reitor Augusto Albuquerque visitaram, na Universidade Complutense de Madri, a vice-reitoria de Relações Internacionais e a sede do CompluEmprende. (Foto: Divulgação)

Já o segundo acordo será entre o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC e o CompluEmprende, iniciativa equivalente da UCM. “Este segundo tem como objetivo o intercâmbio entre as start-ups e os professores dos dois ecossistemas”, explicou o pró-reitor.

Fechando a programação, o titular da PROINTER também participou de reunião na Sociedade Estatal de Participação Industrial (SEPI), agência espanhola que financia bolsas de mobilidade internacional, para prospectar oportunidades para a comunidade discente da UFC.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET).

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.