Olimpíada Cearense de Química é contemplada com bolsas de iniciação científica júnior do CNPq

O Programa Nacional Olimpíadas de Química foi contemplado, neste ano, com bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq). Seis bolsas foram destinadas à Olimpíada Cearense de Química, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem o objetivo de estimular o interesse pela química entre estudantes do ensino fundamental e médio.

Foram selecionados estudantes de escolas públicas do ensino médio do Estado do Ceará que se destacaram na Olimpíada Cearense de Química na edição especial 2021.1. As atividades começaram no mês de setembro e terão a duração de 12 meses sob orientação das professoras Maria Elenir Ribeiro e Nilce Viana Gramosa, docentes do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC.

Imagem: estudantes e professoras em laboratório, de máscara

Para a Profª Nilce Viana, esta é uma oportunidade que a UFC tem de "contribuir com a formação de jovens com talento na área da química". Também é uma forma de incentivar os estudantes a estudar e se destacar nas competições olímpicas.

"Para o estudante, é uma oportunidade de entrar em contato com toda a estrutura de pesquisa na área de química, o que permitirá a abertura de um grande leque de oportunidades para ele. Esse envolvimento com a vida acadêmica poderá impactar o futuro desses estudantes, como forma de inclusão social, valorização da educação e contribuição para um futuro melhor", acrescenta.

Dentre as atividades programadas para os bolsistas na UFC estão: visitas ao Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos; estudos de plantas medicinais; levantamentos bibliográficos e contato com artigos científicos nacionais e internacionais; extração de óleos essenciais e preparação de extratos no Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais, além de estudo das propriedades farmacológicas de extratos e de óleos essenciais.

A Profª Elenir Ribeiro reforça que as atividades desenvolvidas terão como base o uso de metodologias ativas de ensino contendo assuntos apresentados no plano de ensino da disciplina de Ciências (Química) do ensino fundamental e médio, com ênfase em plantas medicinais.

Imagem: estudantes e professoras na entrada do Horto de Plantas Medicinais da UFC, de máscara

"A química é uma ciência de caráter experimental e possui uma linguagem/simbologia própria, a qual acarreta muitas dificuldades no processo de aprendizagem dos estudantes. Assim, o uso de metodologias ativas de ensino se apresenta como forma de ensino visando a uma aprendizagem significativa associada à formação de cidadão participativo e colaborativo", explica.

É justamente uma participação ativa o que espera o bolsista Rodrigo Freitas. Estudante do sexto semestre do Curso Técnico em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ele pretende "ajudar a construir algum novo conhecimento na área da química".

"Me sinto realizado como amante da ciência. Para mim, [a bolsa] representa o investimento na prevalência da ciência diante de tanta desinformação que corre solta durante a pandemia, mesmo com os recentes cortes de verba na pasta da Ciência", comenta.

A estudante do primeiro ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio São José Jenifer Andrade compartilha da realização de Rodrigo. "Eu acho muito interessante a proposta da bolsa para nos incentivar a fazer pesquisas, experimentos e tirar nossas próprias conclusões sobre determinados assuntos e, dessa forma, nos estimular a estudar mais e, quem sabe, futuramente, fazer uma graduação em química", revela.

SAIBA MAIS – O Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ) tem abrangência nacional com coordenadorias instaladas em cada estado. A UFC, além de ser promotora dos certames que compõem o projeto nacional, tem coordenadoria estadual instalada no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, sob a responsabilidade da Profª Nilce Viana Gramosa.

Fonte: Profª Nilce Viana Gramosa, coordenadora do projeto de extensão Olimpíada Cearense de Química – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.