UFCplay: Plataforma virtual disponibilizará vídeos acadêmicos, administrativos e jornalísticos; lançamento será nesta quarta-feira (20)

A Universidade Federal do Ceará lança, nesta quarta-feira (20), uma plataforma on-line que irá disponibilizar e integrar conteúdos acadêmicos, administrativos e jornalísticos referentes à Instituição. Chamada de UFCplay, a novidade reunirá todo o material em formato de vídeo em um único espaço digital. O lançamento será on-line, transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 14h.

A ideia da UFCplay é democratizar o acesso de estudantes, servidores e sociedade a diversos materiais em vídeo, tais como videoaulas e disciplinas completas de cursos de graduação e pós-graduação, tutoriais administrativos, workshops, matérias jornalísticas e demais materiais audiovisuais com temas relacionados a cultura, extensão, empreendedorismo e inovação, pesquisa e internacionalização.

Imagem: Tela do UFCplay

Todo o material será produzido independentemente por servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, que poderão solicitar a publicação do conteúdo na UFCplay. A curadoria ficará a cargo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), que, após analisar o pedido, disponibilizará o conteúdo na plataforma.

"O principal é facilitar esse acesso, já que estamos unificando esse material produzido pela comunidade acadêmica, que estava disperso em diversos canais do YouTube, em um único ambiente. E é importante destacar que são conteúdos que passaram por uma curadoria, ou seja, foram validados, possuem, portanto, o selo de confiança da UFC", reforça o coordenador de Inovação Institucional da UFC, Bruno Matos.

A UFCplay é uma iniciativa conjunta da PROINTER, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O lançamento da plataforma contará com a participação do reitor Cândido Albuquerque; do titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque; da coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra; do superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; do coordenador de Inovação Institucional, Bruno Matos; e da assessora de Inovação Institucional, Patrícia Araújo.

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.