Cartilha sobre plágio, autoplágio e má conduta científica é lançada no Repositório Institucional

Plágio, autoplágio e má conduta científica são temas que devem ser preocupação de toda pessoa que produz ciência. Para buscar esclarecer dúvidas sobre esses assuntos, foi lançada a cartilha on-line Para o plágio eu digo não! Guia de boas práticas, que já está disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará. O material, produzido por mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), é destinado a professores, alunos e pesquisadores.

O plágio, como a cartilha explica, "é um ato ilícito e criminoso e não uma simples cópia, pois pode prejudicar muitas pessoas". O documento esclarece que essa prática traz deméritos ao pesquisador e tira a credibilidade de suas contribuições, mesmo quando originais. Outra complicação trazida pelo plágio é que ele pode contribuir para a perda da confiabilidade da ciência.

Imagem: Capa da cartilha

O trabalho realizado pelas mestrandas Andreza Pereira Batista, Carolina Linhares Nascimento, Luana Karen Rodrigues de Carvalho, Maria Gizele Chagas da Silva Almeida e Maria Lucileide Gomes do Nascimento traz as definições de plágio, autoplágio e má conduta científica e explica os diferentes tipos existentes dessas práticas. Além disso, informa de que maneira a legislação brasileira atua sobre essas infrações.

Com uma linguagem acessível e exemplos dos temas tratados, a cartilha se propõe contribuir com as boas práticas acadêmicas. O material foi elaborado durante a disciplina Comunicação Científica do PPGCI, ministrada pela Profª Maria Giovanna Guedes Farias.

Segundo a docente, que orientou a produção, a cartilha "serve para todos que utilizam informações retiradas de toda e qualquer fonte, para que entendam que precisam referenciar, sempre citando a fonte, e de forma adequada, segundo as normas da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]".

"Eu sempre trato dessa temática por perceber nos trabalhos que recebo para correção indícios de plágio. Uso um programa para detectar plágio e, por isso, consigo detectar de onde foi retirado", acrescenta a professora. A cartilha também traz exemplos de softwares que funcionam como detectores de plágio, identificando similaridade entre textos.

Como se trata de um documento virtual, a cartilha traz diversos links para mídias externas, incorporando vídeos sobre o assunto, documentos com normas técnicas, legislações e páginas de softwares com versões on-line e para download.

Fonte: Profª Giovanna Guedes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.