Procurar no portal

Plataforma UFCplay: vídeos acadêmicos, jornalísticos e administrativos já podem ser enviados

Foi lançada, em mesa-redonda virtual realizada nesta quarta-feira (20), e já se encontra à disposição da comunidade universitária a plataforma on-line UFCplay. De caráter colaborativo, será um espaço agregador de conteúdo audiovisual da Universidade Federal do Ceará, reunindo produções em vídeo acadêmicas, administrativas e jornalísticas referentes ao dia a dia da Instituição. 

Imagem: Marca UFCplay na cor branca sobre fundo azul marinho

A solenidade de lançamento foi transmitida pelo canal da UFCTV no YouTube e contou com a participação do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; do superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; da coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra; do coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Bruno Matos; e da assessora de Inovação Institucional da PROINTER, Patrícia Araújo.

Sob condução do Prof. Augusto Albuquerque, a apresentação da plataforma fez um pequeno resgate dos cerca de oito meses de planejamento e desenvolvimento que culminaram com o produto final agora lançado. "Em uma série de reuniões estratégicas, a PROINTER, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) diagnosticaram a necessidade de uma plataforma centralizadora dessa produção audiovisual. Após um período de intenso trabalho, entregamos hoje um produto muito necessário, que irá facilitar o acesso dos nossos conteúdos para a comunidade acadêmica e para a toda a sociedade", disse o pró-reitor.

Representando a equipe de comunicação institucional da Universidade, a Profª Cláudia Buhamra parabenizou a gestão superior e a própria comunidade da UFC pela abertura ao novo. Segundo ela, a UFCplay "torna a comunicação mais organizada", já que, nos tempos atuais, recebemos de diversas fontes informações amplas e difusas. "Agradeço fortemente à administração superior, na pessoa dos professores Cândido Albuquerque, Glauco Lobo [vice-reitor] e Augusto Albuquerque. E não poderia deixar de fazer menção  à equipe de comunicação da UFC Informa: todos os jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, designers… Além de louvar os esforços do Norton Falcão, meu coordenador-adjunto, que está de férias, mas deve estar nos assistindo. Obrigada pela parceria", agradeceu a coordenadora, torcendo ainda pela apropriação do recurso pela comunidade, já que a proposta é colaborativa.

Titular da outra instância envolvida no projeto, o Prof. Edgar Marçal enfatizou que a STI abraçou a ideia "desde as primeiras conversas" e que, agora, "é preciso apostar e investir nesse canal. Acredito que veio para ficar, pois nosso público é muito conectado e terá muito conteúdo de qualidade. Reuniremos todo o material audiovisual de tecnologia da informação sobre os nossos sistemas e plataformas e migraremos para a UFCplay. Aproveito para agradecer à equipe técnica da STI, que deu o sangue pelo projeto", antecipou, felicitando especialmente o diretor da Divisão de Inovação e Mídias Digitais, Samuel Jorge, pelo trabalho realizado.

A UFCplay conta com cerca de 400 vídeos hospedados no ato de seu lançamento e já se encontra aberta a receber outras produções audiovisuais da comunidade. Assista abaixo ao tutorial elaborado pela UFC Informa e contribua com seus materiais:

A administradora Patrícia Araújo, da PROINTER, fez uma breve exposição sobre a navegação no novo portal de vídeos, mostrando ao vivo alguns recursos que ela oferece. "É uma plataforma muito tranquila de acessar, dividida nos seguintes temas: acadêmico; administrativo; cultura e extensão; inovação e empreendedorismo; internacionalização; pesquisa e UFCTV [com sua produção jornalística e promocional]. A busca é facilitada e pode ser feita por meio de vários filtros, como disciplina, no caso de conteúdo acadêmico, projetos e setores administrativo", detalhou a servidora.

Bruno Matos destacou que os conteúdos publicados passarão por uma curadoria, a ser feita pela PROINTER, "ou seja, estão validados e possuirão, portanto, o selo de qualidade da UFC. Só tenho a agradecer a cada um que participou, principalmente o Prof. Cândido, que nos deu a confiança necessária para que pudéssemos desenvolver essa plataforma e democratizar esses conhecimentos. Esse não é um produto da PROINTER, nem da PRPPG, da STI ou da UFC Informa; é da Universidade", sintetizou o coordenador de Inovação Institucional, deixando um recado final: "Mandem os seus materiais! Espero ver todos assistindo, alimentando e divulgando os nossos conteúdos".

O reitor disse ver com "extrema felicidade" o lançamento da UFCplay, apontando que, com o imperativo de conectividade dos tempos atuais, algumas universidades estão desenvolvendo verdadeiras "instituições paralelas". "Mas nós na UFC estamos fazendo, a meu ver, da maneira correta. Estamos dando à nossa Universidade a capilaridade para viver o mundo virtual, sem haver uma secção com relação à atividade presencial", defendeu.

O Prof. Cândido Albuquerque fez menção ao plano de inclusão digital empreendido pela Instituição no ano passado – que englobou instalação de computadores novos e wi-fi institucional de alta velocidade nas unidades; distribuição de chips de internet móvel; concessão de auxílio-inclusão digital para alunos carentes e distribuição de celulares e tablets doados pela Receita Federal a partir de articulação da Reitoria. "Foi o maior plano de inclusão digital documentado, num passado recente, em uma universidade federal. Fizemos isso de maneira tardia e, infelizmente, motivados por uma catástrofe sanitária, que foi a pandemia, porém os benefícios ficarão: a UFC se tornou muito maior, mais acessível e mais conectada", declarou o dirigente máximo.

Imagem: Print de tela do lançamento virtual da plataforma on-line UFCplay. (Foto: Ribamar Neto/ UFC informa)

Ainda segundo o reitor, a UFCplay exemplifica um ato de união e colaboração da Universidade. "Estabelecemos um espaço em que sabemos que vamos encontrar as informações que buscamos. Isso mostra força coletiva e solidez em nossas ações", disse. Ele chamou a atenção ainda para o fato de a comunicação institucional da UFC estar entre as melhores das universidades brasileiras e destacar-se no serviço público. "Não tenho nenhuma dúvida de que a UFCplay, com seu caráter colaborativo, vai facilitar e muito a difusão de conhecimento e o entrelaçamento de ideias e ações em nossa comunidade", ressaltou, fazendo uma última observação: a quantidade de servidores técnico-administrativos envolvidos no desenvolvimento da iniciativa. "Hoje, a responsabilidade de dirigir a Universidade está de fato compartilhada com os servidores, sejam eles docentes ou técnico-administrativos. E essa plataforma reflete muito bem essa coletividade de pensamento", finalizou.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300