Professora da UFC recebe prêmio de melhor tese da Sociedade Brasileira de Geofísica

A pesquisa da Profª Karen Leopoldino, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará, recebeu o prêmio de melhor tese da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), durante a solenidade de abertura da 17º edição do Congresso Internacional da SBGf e EXPOGEF, realizada na tarde desta segunda-feira (8), em formato virtual. A tese foi defendida pela docente em agosto de 2020, para obtenção do título de doutora no Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFC.

Imagem: Professora Karen Leopoldino

A pesquisa é intitulada, em tradução livre, "Caracterização de reservatórios em águas profundas de uma bacia de fronteira exploratória na Margem Equatorial Brasileira: do processamento sísmico à abordagem de aprendizado de máquina". No estudo, foram utilizadas técnicas de machine learning – estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial – aplicadas ao método geofísico sísmico, para averiguar o potencial de exploração petrolífera da Bacia do Ceará na Margem Equatorial Brasileira, uma fronteira mundial de recursos para a indústria do petróleo.

A Profª Karen Leopoldino explica que, "devido às recentes descobertas de hidrocarbonetos nas Guianas, Suriname e em países da costa oeste africana próximos à linha do equador, as oportunidades exploratórias em águas profundas têm atraído empresas e investimentos desse setor para bacias localizadas ao longo da Margem Equatorial Brasileira, incluindo a cearense". Com a tese, foi possível realizar um mapeamento de possíveis reservatórios em águas profundas da bacia do Ceará, que fornece informações sobre a geomorfologia sísmica em 3D e o potencial petrolífero da área.

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Mariano Castelo Branco, coordenador do Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto do Departamento de Geologia, e coorientada pelo Prof. Francisco Nepomuceno Filho, do Departamento de Física e coordenador do Centro de Excelência em Geofísica do Petróleo, e contou com a colaboração de cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, onde a pesquisadora realizou período sanduíche com bolsa da Comissão Fulbright Brasil.

"Esse prêmio significa um grande reconhecimento nas pesquisas relacionadas à geofísica do petróleo na UFC. Embora a Universidade não possua um curso de geofísica, o Programa de Pós-Graduação da Geologia possui uma linha na área, em que pesquisadores já atuam há alguns anos. Aliado a isso, a UFC dispõe de um Centro de Excelência em Geofísica do Petróleo, que engloba as pós-graduações de Geologia, Física, Computação, Matemática e Química. Como professora da área de geofísica aplicada, espero continuar contribuindo para o conhecimento dos recursos naturais do nosso Estado, bem como formar cada vez mais profissionais que atuem nessa área", declarou a docente.

Imagem: Da esquerda para a direita, Prof. Mariano Castelo Branco, orientador; Prof. Francisco Nepomuceno Filho, coorientador; e a Profª Karen Leopoldino, autora da pesquisa

Além do reconhecimento da SBG, os estudos realizados na tese foram publicados em periódicos internacionais, entre eles o Marine and Petroleum Geology, e será capítulo de livro da Geological Society of London – Special Publications. Também foram publicados dois artigos na revista Explorer – American Association of Petroleum Geologist (AAPG), na seção Geophysical corner, nos meses de janeiro e outubro de 2021.

Atualmente, a docente colabora em análises nas Bacia do Ceará e de Barreirinhas, na Margem Equatorial, em bacias interiores no Piauí e Paraíba, e no pré-sal da Bacia de Santos, em parceria com pesquisadores da UFC, das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Campina Grande (UFCG) e do Paraná (UFPR), e da Universidade de Oklahoma.

Fonte: Profª Karen Leopoldino, do Departamento de Geologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.