31º Cine Ceará segue até 3 de dezembro; confira a programação virtual e presencial

Com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, a 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema divulga a programação do evento, que se inicia neste sábado (27) e segue até 3 de dezembro, em formato híbrido. Com mais de 40 filmes em cartaz, entre curtas e longas-metragens, haverá exibições presenciais em Fortaleza, além de transmissões pela Internet e em canais televisivos.

A programação do Cine Ceará poderá ser acompanhada também no Canal Brasil (canal fechado), no serviço de streaming Globoplay, na TV Ceará (TVC) e no canal do festival no YouTube. Nos dias 2 e 3 de dezembro, também estão previstas sessões itinerantes do Cine Ceará nas unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), situadas em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).

Imagem: Logomarca do 31º Cine Ceará

Na capital cearense, os filmes das mostras competitivas Ibero-Americana de Longa-Metragem e Brasileira de Curta-Metragem serão exibidos no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro). Já os curtas da Mostra Olhar do Ceará poderão ser vistos no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Os ingressos para o Cine São Luiz serão emitidos pelo site Bilheteria Virtual, enquanto os do Cinema do Dragão estarão disponíveis uma hora antes de cada sessão. A entrada é franca.

Os equipamentos da Secretaria Estadual da Cultura (SECULT/CE) seguirão os protocolos sanitários estabelecidos por decretos do Governo do Ceará, dentre eles a obrigatoriedade de passaporte de vacinação contra a covid-19.

Cena do filme Fortaleza Hotel; duas mulheres de preto lado a lado em um cemitério: uma jovem e outra mais velha

ABERTURA E MOSTRA IBERO-AMERICANA – A abertura do 31º Cine Ceará ocorrerá neste sábado (27), às 19h30min, no Cineteatro São Luiz. Na solenidade, serão homenageados a atriz Marta Aurélia e o cineasta Halder Gomes, artistas cearenses que receberão o Troféu Eusélio Oliveira. Na sequência, o primeiro filme da série de seis longas da Mostra Competitiva Ibero-Americana será a estreia mundial de Fortaleza Hotel, com direção do cearense Armando Praça.

No domingo (28), a partir das 19h, será exibido o filme Bosco, documentário de coprodução Uruguai-Itália, dirigido por Alicia Cano Menoni. Na segunda-feira (29), às 19h30min, será a vez do longa de ficção Vacío, de Paul Venegas, uma coprodução Equador-Uruguai.

Cena do filme A praia do fim do mundo: preto e branco, duas mulheres se olhando, uma de cada lado de uma mesa

Na terça-feira (30), também às 19h30min, será apresentado o documentário 5 casas, dirigido por Bruno Gularte Barreto. Na quarta-feira (1º), no mesmo horário, será exibido o longa de ficção Perfume de gardenias, de Macha Colón, uma coprodução Porto Rico-Colômbia. Na quinta-feira (2), às 19h30min, encerra a mostra o filme A praia do fim do mundo, do cineasta cearense Petrus Cariry.

MOSTRA BRASILEIRA – Treze filmes participam da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, com sessões noturnas de 27 de novembro a 2 de dezembro no Cineteatro São Luiz. Os curtas provêm de nove estados diferentes e foram escolhidos dentre 879 inscritos do País inteiro. Entre eles, há destaque para a produção audiovisual de realizadores do Nordeste, como os curtas O durião proibido, de Txai Ferraz (PE); Foi um tempo de poesia, de Petrus Cariry (CE); Encarnado, de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro (PI); e Sideral, de Carlos Segundo (RN).

Cena do filme Encarnado: um homem com vestes de sertanejo, acampando dentro de uma caverna

MOSTRA OLHAR DO CEARÁ – Integram a Mostra Olhar do Ceará três longas documentais, com exibições agendadas no Cineteatro São Luiz. Na quarta-feira (1º), às 14h, será exibido Transversais, dirigido por Émerson Maranhão. Na quinta-feira (2), no mesmo horário, será a vez do filme De uma distância esquizoide, do cineasta Gabriel Silveira, graduado em História pela UFC. Na sexta-feira (3), às 14h, o último documentário da mostra será Minas urbanas, com direção de Natália Gondim.

Os 17 curtas selecionados da mostra cearense serão apresentados no Cinema do Dragão de 28 de novembro a 2 de dezembro, a partir das 14h. Após cada sessão, o público terá a oportunidade de debater com os realizadores dos filmes, sob a mediação de Camila Osório. Durante todos os dias do festival, os mesmos curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará poderão ser vistos no canal do evento no YouTube, das 8h às 13h.

Cena do filme Transversais: duas mulheres deitadas olhando uma para outra

ENCERRAMENTO – A cerimônia de encerramento do Cine Ceará, com a premiação dos vencedores das mostras competitivas, acontecerá na sexta-feira (3), às 19h30min, no Cineteatro São Luiz. Os longas-metragens concorrem nas categorias Melhor Filme, Direção, Atuação Feminina, Atuação Masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som e Direção de Arte. O júri avaliará os curtas nas categorias Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. No último dia do evento, será exibido, de forma hors concours, o documentário Marinheiro das montanhas, do cineasta cearense Karim Aïnouz.

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT/CE), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR).

Com apresentação da SP Combustíveis, o Cine Ceará tem o Canal Brasil como exibidor oficial, o patrocínio VIP da Nacional Gás, Indaiá e Esmaltec, e o patrocínio da CAGECE, do Banco do Nordeste e da Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem apoio cultural da CEGAS e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com agradecimentos à Enel.

A programação completa e outras informações sobre o Cine Ceará podem ser consultadas no site e no perfil do evento no Instagram.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.