Biblioteca Universitária disponibiliza versão atualizada do Guia de Normalização de Artigos

A versão atualizada do Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica da Universidade Federal do Ceará já está disponível para a comunidade acadêmica. O documento, elaborado pela Comissão de Normalização da Biblioteca Universitária, orienta sobre a aplicação das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na apresentação de trabalhos acadêmicos, de forma a facilitar seu entendimento e uso.

O Guia está disponível em formato PDF e pode ser acessado por qualquer pessoa a partir do site da Biblioteca Universitária. As orientações apresentadas são consideradas requisitos mínimos a serem adotados na normalização de artigos de periódicos, servindo como parâmetro para a elaboração de trabalhos requisitados nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFC.

Imagem: Livro de capa azul petróleo e borda na lateral direita com formas geométricas coloridas. Ao centro, o título Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica da Universidade Federal do Ceará na cor branca. Abaixo, a logo da Biblioteca Universitária e o brasão da UFC

Com linguagem simples e exemplificação de casos, o Guia demonstra, com base nas normas da ABNT, como deve ser produzido artigo em publicação periódica, destacando sua estrutura, forma de apresentação (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais) e regras gerais (tais como margens, formato, espaçamento, paginação, citações e notas, ilustrações, siglas e tabela).

O diretor da Biblioteca Universitária, Felipe Ferreira da Silva, explica que essa é uma nova versão do Guia, disponibilizada para divulgar as atualizações das normas da ABNT. “A normalização bibliográfica é importantíssima para garantir princípios básicos à comunicação científica. Desse modo, guias de normalização são facilidades oferecidas pela Biblioteca Universitária para auxiliar nossa comunidade acadêmica em todo esse processo de normalização do seu trabalho. Em outras palavras, é um caminho mais rápido e didático que a nossa comunidade tem à disposição para garantir o cumprimento das orientações da ABNT para seu trabalho”, destaca.

Mais informações estão disponíveis no site da Biblioteca Universitária. Dúvidas sobre o Guia devem ser encaminhadas para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Comissão de Normalização da Biblioteca Universitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.