Procurar no portal

Equipe de alunas do Campus de Quixadá vence hackathon com projeto sobre empreendedorismo

Uma equipe de cinco alunas do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará obteve o primeiro lugar na competição Hacka do Empreendedorismo, evento de hackathon organizado pelo grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Recife. A disputa ocorreu de 12 a 14 de novembro.

O hackathon, evento que reúne pessoas programadoras e da área de tecnologia em geral para discutir ideias e resolver desafios, fez parte da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A equipe, batizada de conectAdas, é composta por alunas do Campus da UFC em Quixadá (Foto: Divulgação)

Para esse evento, os desafios propostos foram: 1. potencialização de vendas de pequenas e médias empresas: criar algo para ajudar microempreendedores a se adaptarem à era digital; 2. empreendedorismo feminino: soluções para incentivar mulheres a empreender e ajudá-las a impulsionar seus negócios; e 3. empreendedorismo do futuro: incentivar jovens do ensino médio, de escolas públicas, a se tornarem empreendedores.

O grupo das alunas da UFC de Quixadá, batizado de conectAdas, ganhou a primeira colocação contra outras nove equipes, com o projeto chamado Mentalyze, idealizado durante o evento como uma plataforma cujo objetivo é auxiliar empreendedores do setor varejista de roupas e acessórios a utilizar ferramentas digitais em seus negócios.

“Acessando o aplicativo da Mentalyze, o empreendedor pode escolher a forma que achar melhor para ter atendimento, seja on-line, seja consultando materiais para estudo disponibilizados pelos mentores”, explica Anna Julia Abreu, do Curso de Design Digital, integrante da equipe.

“Dessa forma, o empreendedor tem acesso a mentorias com profissionais nas áreas de design, marketing, empreendedorismo e demais áreas relevantes para o empreendedorismo digital, tudo de forma prática e com uma linguagem de fácil compreensão”, complementa.

Além de Anna Julia, a equipe vencedora é composta ainda por Adrianna Oliveira (Design Digital), Dya Alves (Design Digital), Dirlândia Oliveira (Sistemas de Informação) e Milena Freire (Design Digital). Com a vitória, todas as integrantes do grupo foram premiadas com um tablet.

EMPREENDEDORISMO – Para Anna Julia, ações como essa são importantes para ajudar empreendedores que precisaram se adaptar ao cenário digital para manter seus negócios, considerando o contexto pandêmico. Além disso, ela reforça que o hackathon surgiu como uma oportunidade de adquirir experiência, tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pelas mentorias e palestras realizadas.

“Ter tido essa experiência e ainda sair campeãs nos incentiva a continuar estudando e trabalhando em nossa carreira universitária e profissional, além de aprender a acreditar mais em nós mesmas, não deixando o medo do novo nos parar. Por fim, devemos muito do que aplicamos no hackathon ao que aprendemos durante a graduação na UFC”, finaliza a estudante.

Conheça mais sobre o projeto Mentalyze.

Fonte: Anna Julia Abreu, estudante do Curso de Design Digital da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300