Equipe de alunas do Campus de Quixadá vence hackathon com projeto sobre empreendedorismo

Uma equipe de cinco alunas do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará obteve o primeiro lugar na competição Hacka do Empreendedorismo, evento de hackathon organizado pelo grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Recife. A disputa ocorreu de 12 a 14 de novembro.

O hackathon, evento que reúne pessoas programadoras e da área de tecnologia em geral para discutir ideias e resolver desafios, fez parte da Semana Global do Empreendedorismo, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A equipe, batizada de conectAdas, é composta por alunas do Campus da UFC em Quixadá (Foto: Divulgação)

Para esse evento, os desafios propostos foram: 1. potencialização de vendas de pequenas e médias empresas: criar algo para ajudar microempreendedores a se adaptarem à era digital; 2. empreendedorismo feminino: soluções para incentivar mulheres a empreender e ajudá-las a impulsionar seus negócios; e 3. empreendedorismo do futuro: incentivar jovens do ensino médio, de escolas públicas, a se tornarem empreendedores.

O grupo das alunas da UFC de Quixadá, batizado de conectAdas, ganhou a primeira colocação contra outras nove equipes, com o projeto chamado Mentalyze, idealizado durante o evento como uma plataforma cujo objetivo é auxiliar empreendedores do setor varejista de roupas e acessórios a utilizar ferramentas digitais em seus negócios.

“Acessando o aplicativo da Mentalyze, o empreendedor pode escolher a forma que achar melhor para ter atendimento, seja on-line, seja consultando materiais para estudo disponibilizados pelos mentores”, explica Anna Julia Abreu, do Curso de Design Digital, integrante da equipe.

“Dessa forma, o empreendedor tem acesso a mentorias com profissionais nas áreas de design, marketing, empreendedorismo e demais áreas relevantes para o empreendedorismo digital, tudo de forma prática e com uma linguagem de fácil compreensão”, complementa.

Além de Anna Julia, a equipe vencedora é composta ainda por Adrianna Oliveira (Design Digital), Dya Alves (Design Digital), Dirlândia Oliveira (Sistemas de Informação) e Milena Freire (Design Digital). Com a vitória, todas as integrantes do grupo foram premiadas com um tablet.

EMPREENDEDORISMO – Para Anna Julia, ações como essa são importantes para ajudar empreendedores que precisaram se adaptar ao cenário digital para manter seus negócios, considerando o contexto pandêmico. Além disso, ela reforça que o hackathon surgiu como uma oportunidade de adquirir experiência, tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pelas mentorias e palestras realizadas.

“Ter tido essa experiência e ainda sair campeãs nos incentiva a continuar estudando e trabalhando em nossa carreira universitária e profissional, além de aprender a acreditar mais em nós mesmas, não deixando o medo do novo nos parar. Por fim, devemos muito do que aplicamos no hackathon ao que aprendemos durante a graduação na UFC”, finaliza a estudante.

Conheça mais sobre o projeto Mentalyze.

Fonte: Anna Julia Abreu, estudante do Curso de Design Digital da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.