Estudante de Engenharia Civil obtém primeiro lugar em prêmio nacional de Recursos Hídricos

A estudante Tereza Margarida Xavier de Melo Lopes, graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, é a autora principal do artigo que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Jovem Pesquisador, na categoria Graduação, do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH). O evento ocorreu de 21 a 26 de novembro, em Belo Horizonte (MG), e o prêmio foi concedido na noite da última quarta-feira (24). Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o SBRH é o principal congresso acadêmico da área, tendo reunido pesquisadores de todo o País.

Imagem: Foto da engenheira civil Tereza Melo em uma obra, vestindo uma blusa branca, capacete branco e uma calça jeans azul e segurando uma trena amarela

O artigo "Modelagem dinâmica espacial aplicada à previsão da demanda hídrica", disponível gratuitamente para leitura on-line nos anais do simpósio, abordou o consumo de água de Fortaleza estimado para o ano de 2040 em diferentes territórios da cidade a partir de variáveis socioeconômicas, como renda, idade e nível educacional. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Expansão da Matriz Hídrica de Fortaleza, uma parceria da UFC com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), através de um convênio técnico com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O estudo teve a colaboração da Profª Iana Rufino, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Além de Tereza, integram a equipe e assinam o artigo premiado as pesquisadoras Laís Marques de Oliveira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Brenda Arielly Mendonça Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Transportes da UFC; Taís Maria Nunes Carvalho e Renata Locarno Frota, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) da UFC. A pesquisa teve orientação da Profª Samiria Maria Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) da UFC.

Como autora principal, Tereza Melo apresentou o trabalho no congresso e representou as demais colegas na cerimônia de premiação. A equipe vencedora participa do Grupo de Gerenciamento do Risco Climático e da Segurança Hídrica (GRC), vinculado ao DEHA/UFC. Egressa do Curso de Engenharia Civil, Tereza é oriunda da escola pública, tendo concluído o ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Juarez Távora.

Imagem: logomarca do evento

"É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra representar a Universidade Federal do Ceará em um evento nacional. Em um país onde a pesquisa é tão desvalorizada, ganhar um prêmio é algo que nos motiva a seguir produzindo ciência. A sensação de estar contribuindo com a comunidade científica e ser reconhecida por isso é algo indescritível", avalia Tereza Melo.

Segundo a orientadora da pesquisa, Profª Samiria Oliveira, o prêmio concedido pela ABRHidro aponta, mais uma vez, a qualidade e a inovação das pesquisas científicas desenvolvidas pela UFC. Orgulhosa pelo feito de suas alunas, a docente ressalta que, como linha de pesquisa, a previsão de demanda hídrica com novas ferramentas metodológicas possibilita o avanço científico na área de recursos hídricos e o fortalecimento de parcerias com outras universidades.

"Um dos pontos-chave no planejamento dos sistemas de abastecimento de água é a estimativa futura do consumo de água das cidades, em outras palavras, prever a demanda hídrica. Esta previsão tem sido realizada por meio de métodos populacionais e nós buscamos aplicar novas ferramentas tecnológicas que nos propiciam melhores resultados", explica a Profª Samiria Oliveira.

Fonte: Tereza Melo, graduada em Engenharia Civil pela UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.