Procurar no portal

Prós e contras da inteligência artificial na área da saúde pautam 2ª plenária dos EU 2021

Se, por um lado, o uso da inteligência artificial (IA) tem significado a ampliação de serviços de saúde, por outro tem acendido o alerta sobre possíveis danos da automatização de processos e da algoritmização da interação médico-paciente. Essa dupla característica da IA na área da saúde foi o mote da segunda plenária dos Encontros Universitários 2021, na manhã desta quinta-feira (2), conduzida por um dos principais cientistas do País na área, o Prof. Virgílio Almeida, do Centro de Inovação em Inteligência Artificial - Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Prof. Virgílio Almeida explicou sobre o fenômeno da "plataformização", ou seja, o uso de plataformas virtuais, operadas por algoritmos, na oferta de diversos tipos de serviço à sociedade. Conforme ele explicou, Google, Facebook, Uber e YouTube são exemplos de plataformas digitais que se baseiam na coleta de dados dos usuários e, a partir do cálculo algorítmico, oferecem experiências personalizadas aos indivíduos.

Imagem: Reprodução de tela de computador durante palestra do Prof. Virgílio Almeida; há um intérprete de libras e outros dois professores na tela (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

"Quando você entra no Facebook, as notícias que aparecem para você foram aquelas selecionadas entre um número bem maior de conteúdos disponíveis. O algoritmo do Facebook escolhe aqueles [conteúdos] que são mais prováveis de manter a atenção do indivíduo, pois o objetivo da plataforma é manter a pessoa conectada", exemplificou.

RISCOS DOS ALGORITMOS ‒ Na área de saúde, porém, a tomada de decisão por algoritmos pode gerar situações mais delicadas, por tratar de questões vitais dos indivíduos. De acordo com o Prof. Virgílio, por vezes, "no serviço de saúde, decide-se se o usuário tem direito, ou não, a um exame, sem precisar consultar médicos humanos". Na palestra, ele deu exemplos de estudos que têm detectado problemas éticos na automatização de processos.

O palestrante ressaltou a relevância da IA na área médica, que tem possibilitado a ampliação do atendimento e a descoberta de novos medicamentos e tratamentos. Porém, chamou a atenção para a necessidade de um olhar cuidadoso sobre seus efeitos eventualmente nocivos. "Empresas de saúde estão se movendo rapidamente em direção ao uso de IA, sem, às vezes, tornar clara a preocupação com o lado mais danoso", afirmou.

Imagem: Reprodução de tela de computador durante palestra do Prof. Virgílio Almeida; há um intérprete de libras e outros dois professores na tela e também uma imagem com nomes de empresas e plataformas de tecnologia (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

Quase 400 pessoas assistiram, ao vivo, à palestra do Prof. Virgílio, mediada pelo Prof. José Soares de Andrade, do Departamento de Física da UFC, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto, que também coordena o Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (CEREIA).

SOBRE O PALESTRANTE ‒ De acordo com o Prof. Soares, Virgílio Almeida "pertence à constelação dos cientistas mais importantes do País". Ele é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia. Ao longo de sua carreira, foi agraciado com diversos prêmios, dentre os quais o da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas classes Comendador (2006) e Grão-Mestre (2010), e o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (2014). 

A íntegra da plenária está disponível no canal dos EU no YouTube. Confira também abaixo um resumo do dia de hoje:

GIRO PELO INTERIOR ‒ No Campus de Russas, o ponto alto do segundo dia dos EU 2021 foi a solenidade em homenagem aos 50 anos de magistério do diretor do campus, Prof. Lindberg Gonçalves ‒ completados na quarta-feira (1º). A cerimônia foi realizada no auditório da unidade e reuniu integrantes da comunidade acadêmica, amigos e familiares do docente, que é natural de Russas.

Imagem: Reprodução de tela de computador durante solenidade de homenagem ao Prof. Lindberg Gonçalves; o homenageado está em pé falando ao microfone, enquanto outras pessoas estão sentadas ao fundo (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

Após ouvir cumprimentos e congratulações, Gonçalves disse que, nos próximos anos, seguirá fazendo parte do dia a dia da Universidade. "Para o futuro, vou me aposentar, terminado o mandato, mas serei um eterno professor desta casa. [...] E se tivesse que começar hoje do zero, tenho certeza de que eu faria tudo do mesmo jeito. Muito obrigado", concluiu. A íntegra da solenidade está disponível no canal do Campus de Russas no YouTube.

Em Crateús, destaque para o ciclo de palestras "Garotas STEM" (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharias e matemáticas). O ciclo contou com três palestras: "Programa Mulher do Sistema CONFEA/CREA", com a engenheira agrônoma Maria Helena de Araújo, coordenadora do programa que deu nome à palestra; "Qualidade de software em times ágeis", com Letícia Moreira, da multinacional de tecnologia Oracle e criadora de conteúdo nos canais @lelemaine; e "Assédio no trabalho", com a psicóloga Aline Vasconcelos, gerente de gestão de pessoas na empresa de comunicação escolar Agenda Edu. As palestras do ciclo ficarão disponíveis no canal do Campus de Crateús no YouTube.

Imagem: Reprodução de tela de computador durante palestra de Edu Fullen; na imagem, há um gráfico em formato circular com o nome de algumas marcas e, ao lado, o rosto de alguns participantes do evento (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

Em Quixadá, o destaque foi a palestra "Inovações e desafios tech na Americanas S.A", proferida por Edu Fullen, diretor de tecnologia da B2W, empresa responsável pelo comércio eletrônico das Lojas Americanas e de outras grandes varejistas do Brasil. A apresentação está disponível na Página do Campus de Quixadá no Facebook.

PROGRAME-SE ‒ Entre as principais atividades do terceiro e último dia dos EU 2021 estão duas plenárias. A primeira, às 10h, terá como tema "Retomada econômica do Ceará e do Brasil frente à pandemia: desafios e oportunidades", e será ministrada por Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A segunda plenária tem início às 14h e será sobre "Mudanças climáticas e impactos ambientais", a ser ministrada pelo Prof. Edmo Dias Campos, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

Às 16h ocorre o lançamento da Revista MAUC, do Museu de Arte da UFC, e, no mesmo horário, o lançamento de um recurso educacional como estratégia da desmedicalização de crianças e adolescentes. Haverá ainda a continuação dos webinários CAPES Print, com palestrantes estrangeiros renomados ‒ no âmbito do programa de internacionalização, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Fechando os EU 2021 em grande estilo, haverá a entrega do Prêmio UFC, Ciência e Sociedade. A atividade, que ocorre pela primeira vez, tem início às 18h, no Auditório da Reitoria, e objetiva valorizar as produções acadêmicas dos alunos e premiar os melhores trabalhos apresentados durante os Encontros.

Todos esses eventos serão transmitidos pelo canal dos EU no YouTube. Além disso, há uma série de oficinas, palestras, minicursos, apresentações de trabalho, mostras artísticas, entre outros eventos. Acesse a íntegra da programação dos EU 2021.

Leia também:
EU 2021: virologista fala sobre nova variante do coronavírus e diz que só teremos segurança quando todos forem vacinados
VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA iniciam atividades nos Encontros Universitários 2021
Encontros Universitários 2021 é oficialmente aberto; programação virtual segue até sexta-feira (3)

Fonte: Comissão Organizadora dos EU 2021 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300