Estudantes da UFC participam de Curso Colaborativo em Saúde Pública da Universidade de Harvard

Quatro estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará participam do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil. No total, são 22 alunos participando das atividades, 8 dos quais da Universidade de Harvard e outros 14 de instituições brasileiras – como FIOCRUZ, USP, UERJ, UFMG, entre outras. Em razão da pandemia de covid-19, o curso ocorre em formato on-line e segue até 20 de janeiro.

Imagem: fachada da Universidade de Harvard, com paredes vermelhas, colunas brancas, bandeiras penduradas e pessoas sentadas na escadaria localizada a frente

De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Global e Populacional da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e coordenadora do curso, Profª Márcia Castro, essa é a 14ª edição do projeto, que ocorre anualmente e já foi realizado três vezes em Fortaleza (2013, 2016 e 2018). O público-alvo são alunos do Brasil de pós-graduação com foco em saúde pública, residentes ou estudantes do Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS).

Entre os temas que são abordados no curso, estão a análise do impacto da covid-19 em Fortaleza; a análise do sistema de saúde do Brasil; o estudo de doenças como HIV/AIDS, sífilis e arboviroses; e a abordagem sobre saúde mental, insegurança alimentar, desenvolvimento infantil e violência. "A ideia é que o curso possa contribuir para formulação de políticas públicas", explica Márcia Castro.

A coordenadora do curso na UFC e professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina (FAMED), Márcia Machado, ressalta a importância do intercâmbio de ideias proporcionado aos estudantes. "São debatidos temas que sejam situações-problema de onde está sendo feito o curso – nesse caso, o Estado do Ceará – e a gente discute todo um referencial epidemiológico de quais os problemas mais prevalentes neste momento", explica. Os participantes também têm a oportunidade de entrar em contato com professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A docente também enfatiza que essa parceria permite troca de experiências por meio de projetos de pesquisa, com a vinda de estudantes e professores da Universidade de Harvard para o Ceará e vice-versa. "Isso aumenta bastante a internacionalização [da UFC]", comenta.

EXPERIÊNCIA – A aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFC Beatriz Braz, que também é médica na atenção primária de saúde, destaca a experiência que o curso tem proporcionado. "Tem sido uma incrível oportunidade de aprendizado e crescimento para mim com aulas com professores de diferentes backgrounds", afirma.

Para ela, o conteúdo que mais tem chamado a atenção é o debate sobre a pandemia de covid-19 e sua relação com a história da saúde pública. "Acredito que estamos vivendo um momento muito intenso historicamente e de muitas mudanças, logo, aprender sobre a história da saúde pública no País é essencial para conseguirmos abordar os problemas atuais da melhor forma possível", avalia.

Também participam do curso os estudantes de pós-graduação da UFC Renata Castro Kehdi, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional (doutorado); Renata de Barros Bruno Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (doutorado); e Higor da Silva Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Física (mestrado).

Confira entrevista da estudante Renata Ximenes concedida à UFCTV:

SOBRE O CURSO – O curso é oferecido pela Universidade de Harvard, em parceria com a UFC, o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos e conta com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).

Ele ocorre anualmente, com inscrições geralmente abertas em setembro e feitas por meio do site da David Rockefeller Center for Latin American Studies.

Fonte: Profª Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da FAMED – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.