Projeto oferece apoio psicológico on-line a alunos de graduação da UFC; inscrições abertas até 3/02

Se você é aluno de graduação da Universidade Federal do Ceará, sente a necessidade de escuta e compartilhamento de situações que estão dificultando o cotidiano acadêmico e gerando algum impacto emocional em sua vida, uma dica: estão abertas, até 3 de fevereiro, inscrições, via formulário eletrônico, para o Escuta Ativa – Projeto Diálogo e Cuidado no Cotidiano Universitário, oferecido pelo Departamento de Psicologia da UFC.

O projeto é apoiado pelo Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Os novos inscritos podem participar dos encontros referentes ao semestre 2021.2, ainda em curso, que ocorrem às sextas-feiras, das 14h30min às 16h, via plataforma Google Meet. Sob a supervisão do psicólogo e professor Emanuel Meireles, que integra também o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC, o projeto conta com a participação de três alunos de graduação em Psicologia, seus orientandos.

Imagem: O Prof. Emanuel Meireles, coordenador do projeto, diz que o Escuta Ativa quer "fomentar uma cultura de solidariedade na Universidade e evitar a cronificação do sofrimento de estudantes universitários da UFC” (Imagem: Divulgação)O Prof. Emanuel informa que o projeto tem o objetivo de propiciar "um espaço grupal de acolhimento pontual de estudantes universitários que demandem por escuta em relação a seu sofrimento no âmbito acadêmico, agravado pelo contexto da covid-19 e suas consequências". Além disso, "deseja-se fomentar uma cultura de solidariedade na Universidade e evitar a cronificação do sofrimento de estudantes universitários da UFC".

O atendimento é inspirado no serviço conhecido como plantão psicológico, que normalmente ocorre individualmente. No caso do projeto, ele acredita que, "pelo fato de ser em grupo, gera a oportunidade de que cada membro do grupo cuide de si e do outro. Isso se potencializa ainda mais num contexto em que as relações estão cada vez mais fragilizadas, como o da pandemia", diz.

A prática tem demonstrado, segundo ele, que nos encontros o aluno assistido consegue "ter mais clareza do que o incomoda e de que alternativas ele dispõe". Quando se trata de um caso que precise de atenção psicológica individual e profunda, o professor esclarece que o aluno é orientado a buscar outras formas de assistência na UFC ou fora da Instituição.

Atualmente, por conta da pandemia, os encontros são sempre na modalidade on-line, mas a ideia é alternar as modalidades (presencial e remota). Ele vê vantagem na modalidade on-line porque tem favorecido a participação de estudantes de campi no Interior.

Saiba mais no Instagram do projeto (@escutaativaufc). 

Fonte: Prof. Emanuel Meireles, Departamento de Psicologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.