Projeto seleciona, até 30 de junho, voluntários com depressão para pesquisa sobre hábitos alimentares e obesidade

Pessoas com depressão, com idade igual ou superior a 18 anos, que possuam, no mínimo, 9 anos de escolaridade e não apresentem demência, câncer e outras doenças descompensadas podem se inscrever para a triagem de voluntários do projeto Adicção por Alimentos e Obesidade em Pacientes Deprimidos: Prevalência, Correlatos Psicopatológicos e Desregulação Afetiva, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará. O formulário on-line segue ativo para formação da lista de interessados até 30 de junho.

Imagem: O voluntário responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará  medidas de peso, altura, cintura e quadril (Imagem: reprodução da internet)

O coordenador da pesquisa, Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED, informa que "serão estudados comportamentos alimentares, sobretudo aqueles envolvendo a ingestão de processados e ultraprocessados, e verificada a proporção de obesidade em pacientes com depressão". Além disso, entram na avaliação outros aspectos de saúde mental, como humor, ansiedade, percepção do estresse e regulação emocional. "A pesquisa contribuirá para a investigação desses temas no contexto da depressão e estimulará o monitoramento dos padrões alimentares e ganho de peso nos serviços de saúde mental", acrescenta o pesquisador.

TRIAGEM – Os interessados devem ler cuidadosamente as informações do formulário e responder às perguntas. A equipe, então, irá conferir as respostas on-line e convidará para avaliação presencial os potencialmente elegíveis por ordem de inscrição. Eles deverão comparecer ao Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) em data a ser programada.

Os que não puderem ser chamados receberão mensagem informativa constando locais onde podem buscar atendimento em saúde mental no SUS em Fortaleza, bem como sites onde obter informações confiáveis sobre depressão.

A possibilidade de inclusão no estudo será confirmada na avaliação no Serviço de Psiquiatria, e o voluntário receberá todos os esclarecimentos necessários antes de assinar o termo de consentimento.

ATENDIMENTO – O coordenador informa que os procedimentos da pesquisa serão realizados em única ocasião, com duração de 60 a 90 minutos. Nesse encontro presencial, o participante da pesquisa responderá a questionários sobre a saúde mental e física e realizará medidas de peso, altura, cintura e quadril.
Os voluntários se beneficiarão do acompanhamento psiquiátrico e receberão, por e-mail, material educativo sobre manejo do estresse e alimentação saudável.

A pesquisa foi contemplada com financiamento do edital PPSUS 2020 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e aprovada pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário. O estudo se iniciou em 2021 e a previsão é que seja concluído em março de 2023.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da FAMED – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.