Procurar no portal

Departamento de Geografia produz base cartográfica de alta resolução do Campus do Pici

O Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, receberá uma base cartográfica atualizada de todo o seu território. O material está sendo desenvolvido pelos professores Rubson Pinheiro e Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia da UFC, por solicitação da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental e da Diretoria de Estudos e Projetos, setores da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra). A intenção é aprimorar a gestão do espaço físico do local.

O Prof. Rubson Pinheiro, chefe do Departamento de Geografia, explica que a base cartográfica é primordial para a tomada de decisões da administração em relação ao terreno e à infraestrutura. "É preciso conhecer bem o espaço físico e suas características para uma gestão inteligente que leve em conta as limitações e potencialidades do meio. Além disso, muitas obras adicionam novos ambientes ao campus, afora a questão da administração da matinha do Pici e da gestão do ambiente".

Imagem: mapa do Campus do Pici

Durante a primeira fase do projeto foram capturadas 2.500 imagens de alta definição, cobrindo uma área de mais de 200 hectares, com um drone equipado com GPS e câmera de resolução 4K. As imagens foram processadas e reunidas em um grande mosaico que ilustra todo o território do campus, facilitando a visualização do terreno e o cálculo de áreas, entre outras funcionalidades. "Antes disso tínhamos que recorrer a imagens de satélite de baixa resolução", esclarece o chefe de departamento.

"Atualmente, a UFC Infra utiliza um mapa elaborado há décadas com tecnologias ultrapassadas. Agora poderemos fazer grandes painéis e quadros com as imagens capturadas. Estamos fazendo produtos cartográficos de primeiro nível para a UFC", destaca a Profª Adryane Gorayeb, subchefe do Departamento de Geografia. "Imagino que os outros campi da UFC, inclusive os do Interior, poderiam ser bons objetos de mapeamento também, até por fotografias aéreas dos locais onde temos painéis solares", prospecta a professora.

Foi produzido ainda um modelo digital com a topografia detalhada do campus, no qual é possível distinguir objetos pela forma e textura. Devido à alta qualidade das imagens, "não importa o zoom, não perde resolução. É capaz até de identificar espécies vegetais", explica Pinheiro. "Novos projetos de construção ou ampliação também poderão utilizar essa base topográfica", acrescenta.

ENSINO – Para a segunda fase do projeto, que consta da interpretação de imagens e elaboração de mapas, os estudantes da empresa júnior do departamento, a Geomaps, também estarão envolvidos. O projeto "Tá perdido? Temos um mapa para você", está associado ao Edital n° 12/2021, do Programa Institucional de Bolsas de Inovação, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC.

Os estudantes serão responsáveis por condensar todas as características do terreno para a criação de múltiplos mapas que visam facilitar o acesso dentro do campus e impedir complicações aos usuários. Além disso, o projeto também busca melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas, de modo a estabelecer rotas de melhor acesso para evitar transtornos. Ademais, pretende criar uma plataforma on-line interativa, para que os usuários tenham acesso a informações, curiosidades e jogos interativos.

O Prof. Rubson Pinheiro, que também é tutor do empresa, enfatiza que essa será uma prática importante para os estudantes, que, além das demais práticas "terão a experiência do mapeamento digital realizado a partir de imagens de drone, mais precisas e mais detalhadas".

Fontes: Prof. Rubson Pinheiro, chefe do Departamento de Geografia; Profª Adryane Gorayeb, subchefe do Departamento de Geografia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300