Capacete Elmo é eleito o melhor projeto de inovação no 9º Congresso de Inovação da CNI com 60% dos votos gerais

Na tarde desta quinta-feira (10), o capacete Elmo foi eleito vencedor do Prêmio de Inovação SUMMIT Senai P&D + Impacto, obtendo 60% dos votos gerais como o projeto mais inovador do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O equipamento de respiração assistida desenvolvido em ação multi-institucional envolvendo a Universidade Federal do Ceará é capaz de reduzir a necessidade de intubação de pacientes com covid-19.

Imagem: Foto da premiação do projeto do capacete elmo no 9º Congresso de Inovação da CNI

O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria ocorreu em formato híbrido nos dias 9 e 10 de março em São Paulo (SP), com transmissões ao vivo pela Internet. A proposta era reunir empresas, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade. Na cerimônia, o projeto cearense foi representado pelo diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Ceará), Paulo André Holanda, e pelo engenheiro Rendex Ribeiro, da empresa Esmaltec.

O evento teve a participação de 25 cases de projetos inovadores, desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. O pódio da premiação contou ainda com o 2º lugar conferido para o Instituto SENAI de Tecnologia / Empresa Almodóvares com o projeto Serum Gel, e o 3º lugar para o SENAI CIMATEC com o projeto Vacina COVID - Hot Bio.

O projeto do capacete de respiração assistida foi desenvolvido em razão do aumento exponencial de novos casos de covid-19 (Foto: Ribamar Neto / UFC Informa)

ELMO – O projeto do capacete de respiração assistida foi desenvolvido no contexto da pouca disponibilidade de respiradores mecânicos nas unidades de saúde do Estado, em razão do aumento exponencial de novos casos de covid-19. A força-tarefa foi composta pela UFC, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-Ceará) e apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da Esmaltec.

Leia mais: UFC, UNIFOR e FIEC desenvolvem capacete de respiração assistida para tratamento da COVID-19

Fonte: Ana Carolina Matos, coordenadora de Inovação Tecnológica da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.