Ministro Milton Ribeiro anuncia repasse de R$ 21 milhões para a UFC durante inaugurações de obras no campus do Pici

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou, na tarde desta quinta-feira (10), o repasse de R$ 21 milhões para investimentos em obras na Universidade Federal do Ceará, sendo R$ 15 milhões neste ano e R$ 6 milhões em 2023. A informação foi dada durante inaugurações de laboratórios e blocos didáticos no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Foto mostra cinco homens, sendo três do lado esquerdo e dois do lado direito, com placa inaugurada no meio

De acordo com o ministro, os recursos serão destinados à conclusão do bloco didático do Campus de Sobral, do ginásio gímnico no Campus do Pici e de projetos de instalação de placas fotovoltaicas. “O senhor [reitor Cândido Albuquerque] vai terminar as 53 obras [planejadas]”, asseverou Milton Ribeiro, em referência aos empreendimentos na UFC que foram retomados na atual gestão. Na solenidade, o ministro defendeu ainda a importância das instituições de ensino públicas e ressaltou o papel fundamental que a educação vai exercer após a pandemia de covid-19.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, agradeceu o apoio que o Ministério da Educação (MEC) tem dado à Universidade. “A UFC sempre cumpriu a contento sua tarefa de transformar a sociedade cearense”, comentou. Ele destacou o desafio representado pela pandemia de covid-19 para a Instituição. Porém, com a união da comunidade acadêmica, avaliou que as dificuldades foram superadas. “Hoje estamos aqui para declarar que a UFC está saindo da pandemia muito maior e melhor do que entrou”, comemorou.

Imagem mostra seis homens em pé comemorando anúncios feitos durante a solenidade

Cândido Albuquerque recordou que, ao assumir como reitor, havia 53 obras paralisadas na Universidade há mais de oito anos. Agora, com as inaugurações desta quinta-feira, 51 delas estão concluídas. Ele também citou o fato de, até 2019, a UFC ter apenas uma patente registrada. Nos últimos anos, mais 24 foram concedidas, atestando o esforço e capacidade da comunidade acadêmica. “Temos o compromisso de transformar, cada vez mais, essa em uma universidade de ponta em ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo”, afirmou.

Confira a matéria da UFCTV sobre as inaugurações:

A comitiva acompanhou a inauguração dos seguintes equipamentos: laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM), de Energias Renováveis (LER) e de Eficiência Energética em Força Motriz (LAMOTRIZ) e bloco didático do Departamento de Engenharia de Produção, todos do Centro de Tecnologia (CT); Laboratório de Beneficiamento de Grãos, que é constituído pelos laboratórios de Agricultura Tropical, Fruticultura Tropical e de Biologia e Tecnologia Pesqueira, localizados no Centro de Ciências Agrárias (CCA); e reforma do bloco 913, do Departamento de Geologia, e ampliação do bloco 929, do Departamento de Física, ambos do Centro de Ciências (CC).

Foto mostra diversas pessoas em pé, olhando para a câmera e com placa de inauguração de laboratório no centro da foto

Além do reitor da UFC e do ministro da Educação, também compuseram a mesa as seguintes autoridades: Wagner Vilas Boas de Souza, secretário de Educação Superior (SESU)/MEC; Júnior Mano e Domingos Neto, deputados federais; Prof. Glauco Lobo Filho, vice-reitor da UFC; Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração; Profª Sônia Pinheiro, diretora do Centro de Ciências Agrárias; Profª Regina Célia Monteiro de Paula, diretora do Centro de Ciências; e Prof. Carlos Almir Monteiro de Holanda, diretor do Centro de Tecnologia da UFC.

Também prestigiaram a solenidade a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior/MEC, Diana Azin; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula Medeiros; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto; o diretor do Campus de Itapajé, Márcio Veras; a coordenadora de Comunicação e Marketing, Profª Cláudia Buhamra; o coordenador-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão, além de diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de laboratórios, servidores da UFC e do MEC e alunos da Universidade.

Veja mais fotos no Flickr da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor e Cerimonial do Gabinete do Reitor – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.