Alunos do Curso de Ciências Ambientais da UFC têm participação na criação da APA Berçários da Vida Marinha

Estudantes do Curso de Ciências Ambientais, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, tiveram ativa participação no processo de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, instituída no início deste mês pelo Governo do Estado em Icapuí, no litoral leste do Ceará. A APA foi criada através do trabalho da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Estado, com o apoio do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Icapuí, universidades, ONG Aquasis e Fundação Brasil Cidadão.

A contribuição da UFC se deu através do aproveitamento de uma atividade prática desenvolvida por alunos da disciplina de Análise e Planejamento Ambiental, ministrada pelo Prof. Marcelo Soares no ano passado. Além de docente do LABOMAR, ele é pesquisador do Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente, vinculado à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), SEMA e Superintendência do Meio Ambiente (SEMACE), do Governo do Estado.

magem: Os estudantes fizeram o levantamento da fauna e da flora, do solo, do clima, da questão das ondas, das marés e das atividades sociais e econômicas que já existem na região, como turismo (Foto: Acervo do Curso de Ciências Ambientais da UFC)

Na atividade prática, inspirada na técnica pedagógica Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a turma da disciplina, além de elaborar o estudo diagnóstico ambiental para a criação da APA, apresentou proposições para conservação da área. Em seguida, o trabalho passou por uma criteriosa revisão da equipe do Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente.

O Prof. Marcelo Soares explica que os estudantes fizeram todo o levantamento da fauna e da flora, do solo, do clima, da questão das ondas, das marés e das atividades sociais e econômicas que já existem na região, como turismo, pesca, além das residências que existem lá e, como mencionado, sugeriram diversas propostas para efetiva conservação da APA. “Eles fizeram o estudo que embasou a decisão do governador. Para eles foi uma experiência pedagógica excelente porque eles aprenderam na prática como é que se faz”, afirma.

A interação entre academia e poder público também é destacada pelo Prof. Marcelo. Geralmente, no Brasil, para estudos assim são contratadas empresas de consultoria, em alguns casos de outras regiões, e que nem sempre resultam em um trabalho bem feito. No estudo que embasou a criação dessa APA, o Estado foi beber diretamente da fonte da academia, onde os conhecimentos são bem atualizados e o rigor científico é premissa básica, observa o professor.

Ele acrescenta que agora, uma vez criada a APA, a gestão será feita através de Conselho Consultivo, a ser brevemente criado pela SEMA. Outro passo importante será a elaboração do plano de manejo dessa unidade de conservação, e a UFC se fará presente com a coordenação do Prof. Jader Santos, do Departamento de Geografia.

FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA – No curso de Ciências Ambientais da UFC, 45% da carga horária das componentes curriculares é composta de atividades práticas. Em campo e em laboratório, os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências além da convencional sala de aula.

O coordenador do Curso de Ciências Ambientais, Prof. Michael Viana, afirma que uma característica marcante do LABOMAR é essa de "formar, com excelência, alunos com vivência prática”. Especificamente nessa ação, ele destaca como ficou claro que os estudantes – ainda na graduação – podem atuar na promoção da conservação do meio ambiente.

Imagem:Os estudantes fizeram o levantamento da fauna e da flora, do solo, do clima, da questão das ondas, das marés e das atividades sociais e econômicas que já existem na região, como turismo (Foto: Acervo do Curso de Ciências Ambientais da UFC)

“Isso tem influência direta das nossas metodologias de ensino que ultrapassam os limites do ensino convencional em sala de aula, concentrando uma carga horária elevada em atividades práticas de campo e de laboratório. O resultado disso é qualidade dos nossos egressos em promover e fomentar políticas públicas de cunho socioambiental”, ressalta o coordenador.

Ampliando para o papel da universidade pública, ele considera que a participação ativa dos estudantes na ação que resultou na criação da APA “ilustra muito bem a preocupação que as universidades públicas têm com a formação dos discentes e a busca por melhorias no âmbito socioambiental, no Ceará e no Brasil.”

SAIBA MAIS – A Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, em Icapuí, é a 34ª unidade de conservação do Ceará. Tem 13.230 hectares de área total e quase 50 mil metros de perímetro e fica localizada entre as APAs da Praia de Ponta Grossa e do Manguezal da Barra Grande, permitindo a formação de um corredor ecológico costeiro e marinho e uma gestão integrada dessas áreas protegidas.

Por ser uma unidade de conservação de uso sustentável, serão permitidas na APA Berçários da Vida Marinha apenas atividades econômicas tradicionais sustentáveis da região, como pesca e extrativismo; a conservação da cultura dos povos da região e práticas voltadas à efetivação do turismo comunitário e sustentável.

Fontes: Prof. Michael Viana, coordenador do Curso de Ciências Ambientais do LABOMAR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Marcelo Soares, docente do LABOMAR-UFC e pesquisador no Programa Cientista-Chefe do Meio Ambiente – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.