Abertos editais para seleção unificada de PIBIC, PIBITI e PIBIC Ensino Médio

Estão abertas, até o dia 8 de abril, as inscrições para o processo unificado de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PIBITI) e também para o PIBIC Ensino Médio. Os programas são resultado de convênio entre a Universidade Federal do Ceará, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). As bolsas do PIBIC e PIBITI são destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados na UFC com IRA superior a 7 e que tenham no máximo duas reprovações de 2021.1 até hoje.

Imagem: Mãos sobre teclado de computador

As inscrições deverão ser feitas pelos orientadores, que podem ser servidores docentes (da ativa ou aposentados, desde que vinculados a programas de pós-graduação da Universidade) e técnico-administrativos com título de doutor. os interessados deverão ler todas as exigências apresentados nos editais, disponíveis nos sites do PIBIC e PIBITI, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

No momento da inscrição, os orientadores deverão preencher os dados pessoais, a tabela de qualificação e enviar o projeto de pesquisa via Plataforma Ícaro Moreira. As instruções para preenchimento dos dados estão disponíveis nos sites do PIBIC e PIBITI .

A UFC já disponibilizou 320 bolsas para o PIBIC e 40 para o PIBITI, no valor de R$ 400,00 cada bolsa, e o mesmo número para voluntários. Já o CNPq e a FUNCAP ainda irão divulgar edital para definir a quantidade total de benefícios destinados a cada instituição de nível superior. Somente após essa fase, será possível dizer o total de bolsas disponibilizado para projetos da UFC.

A seleção dos projetos, no entanto, começa antes mesmo dessa definição. Ela ficará a cargo do Comitê Interno (ou Comitê Institucional) do PIBIC e PIBITI, nomeado mediante portaria do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. O processo terá ainda supervisão de comitê externo, indicado pela PRPPG, conforme estabelecido pelo CNPq, e constituído por representantes das grandes áreas de conhecimento da CAPES. Como forma de indução, os editais reservam 20% das bolsas a projetos de orientadores lotados nos campi do Interior.

PIBIC ENSINO MÉDIO ‒ Além dessas duas categorias, também serão selecionados projetos para o PIBIC Ensino Médio. Diferentemente das demais, essa modalidade é dirigida a alunos do ensino médio vinculados a instituições da rede pública, que, sob a orientação de docentes da UFC, desenvolverão atividades de pesquisa. O objetivo é fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos aos estudantes secundaristas e aproximar a Universidade das escolas. As bolsas são oferecidas pelo CNPq e têm valor de R$ 100,00. A quantidade ainda não está definida.

Fonte: Profª Geanne Mattos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.