Agência UFC: Um terço dos tubarões do mundo está ameaçado de extinção

Um terço dos tubarões, raias (ou arraias) e quimeras do mundo está sob ameaça de extinção, causada principalmente pela pesca. A informação consta de um painel do Projeto de Tendências Globais sobre Tubarões. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Current Biology. Há oito anos, o mesmo estudo havia sido realizado pela União Internacional pela Conservação da Natureza e chegou à conclusão de que 17,4% das espécies estavam ameaçadas.

Imagem: Tubarão tigre descansa em águas marinhas (Foto: Gerald Schömbs on Unsplash)

“Esse novo trabalho chama a atenção para o fato de que estamos caminhando para uma possível extinção em massa dos tubarões”, diz a Profª Patricia Charvet, do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da UFC, única brasileira a assinar o artigo da Current Biology.

O assunto é tema de reportagem da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade. A matéria traz detalhes sobre as espécies em risco, mostra os impactos da pesca e explica em que medida essa situação afeta o equilíbrio marinho.

Fonte: Profa. Patricia Charvet, do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da UFC - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.