Procurar no portal

Aluno de Enfermagem da UFC desenvolve ferramenta inovadora para acelerar diagnóstico da covid-19 e de outras doenças

A emergência de saúde global e a crise humanitária sem precedentes, originadas pela pandemia de covid-19, têm estimulado pesquisadores ao redor do planeta a inovarem no desenvolvimento de soluções em saúde para auxiliar a espécie humana a virar a página deste capítulo tão trágico. Lucas Delerino, aluno do 9º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, tem se somado aos esforços de especialistas de diversas áreas do conhecimento e regiões para aprimorar o diagnóstico e a vigilância epidemiológica, e compreender melhor a dinâmica da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Além de contribuir como voluntário na triagem do serviço diagnóstico, durante sua iniciação científica ele desenvolveu o software Helper, um assistente laboratorial com solução tecnológica que permite a análise e interpretação de resultados de forma automatizada, e facilita a liberação de exames para covid-19, acelerando, desta forma, o retorno de resultados de diagnóstico e a tomada de decisões por parte das autoridades sanitárias.

Imagem: Foto da equipe de desenvolvedores do software Helper trajando jalecos e utilizando máscaras de proteção facial

A elaboração do Helper contou ainda com o apoio da bioinformata Suzana Almeida e do desenvolvedor Tito Delerino Filho, que também é irmão de Lucas. Durante todo o processo, a pesquisa foi orientada pelo Prof. Fábio Miyajima, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), coordenador regional da Rede Genômica da FIOCRUZ no Ceará e docente dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, Ciências Médicas e Patologia da UFC. Atualmente, o software se encontra em fase de registro pela FIOCRUZ junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), após ter tido prova conceitual e validação realizadas no Laboratório de Biologia Molecular Covid-19, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), em Fortaleza.

Compatível com o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema do Ministério da Saúde, o Helper integra todas as informações contidas nas amostras e, em menos de 30 segundos, envia automaticamente os ensaios diagnósticos para alimentar os bancos de dados das autoridades de saúde pública. Uma das inspirações para a equipe de cientistas cearenses veio da experiência do programa Biolaudo, criado pela unidade de Bio-Manguinhos, da FIOCRUZ (RJ), e utilizado pela Unidade de Apoio de Diagnóstico da Fiocruz Ceará (UNADIG-CE).

APLICAÇÕES – Segundo Lucas Delerino, o software Helper possui potenciais tanto para diagnosticar outras enfermidades infecciosas, virais e bacterianas, como para, nas próximas etapas da pesquisa, ser incorporado particularmente em estratégias de vigilância que utilizam meios de genotipagem (ou inferência) dos tipos de variantes em circulação.

“Se o laboratório aumentar a gama de doenças, após a configuração inicial do kit, o Helper consegue analisar casos de covid, dengue, zika, chikungunya, influenza, basicamente todo tipo de doenças que fazem uso de ensaios moleculares por PCR de tempo real. Acredito que o software possa ser utilizado para testagens em massa para casos de pandemias, como a de covid-19 e de outras que possam surgir, com grande valor de celeridade”, explica Lucas Delerino.

Imagem: Foto do pesquisador Lucas Delerino utilizando o software Helper no computador

Um dos principais trunfos do Helper é a redução significativa do tempo de análise e interpretação de resultados de amostras encaminhadas para exames laboratoriais, especialmente de SARS-CoV-2. Antes, os analistas levavam minimamente entre duas e três horas, realizando as análises e conferências de forma manual, para concluírem a apuração de resultados positivos, negativos ou inconclusivos. Com a introdução dessa ferramenta inovadora, atinge-se praticamente 100% de precisão das análises e o tempo de processamento diminui para cerca de três minutos para se examinar um lote maior com até 384 amostras de testes RT-PCR, os quais são considerados padrão-ouro para o diagnóstico de covid-19 e de diversas outras doenças.

PARCERIAS – Para a coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular Covid-19 do HEMOCE, Veridiana Pessoa, o objetivo principal de soluções inovadoras como o Helper é sua aplicabilidade e efetividade para a saúde pública, servindo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Informa ainda a coordenadora que já existem tratativas para se levar o assistente laboratorial para outros laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz espalhados pelo País, bem como para as unidades estaduais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs).

“Pensando em termos de uma emergência sanitária, com o Helper, ganha-se tempo precioso de trabalho quando já se tem um sistema que te facilite as análises e a liberação de resultados. Pela sua flexibilidade e por incorporar os critérios técnicos dos ensaios de detecção, o Helper pode ser utilizado na vigilância molecular em praticamente todos os casos em que se utilizem ensaios de PCR de tempo real para inferência de novas variantes para se ter um acompanhamento mais ativo da situação epidemiológica”, pontua Veridiana Pessoa.

Imagem: Foto dos pesquisadores Veridiana Pessoa e Lucas Delerino, vestidos de jaleco e utilizando máscaras de proteção facial, no laboratório do HEMOCE

INOVAÇÃO – De acordo com o orientador da pesquisa, Prof. Fábio Miyajima, o software é um assistente laboratorial que forma um banco de dados regional, estabelecendo interfaces para liberação automatizada com diversas plataformas e sistemas eletrônicos utilizados pelos órgãos de saúde, inclusive do Ministério da Saúde e de secretarias estaduais e municipais. Além disso, a ferramenta leva em consideração importantes parâmetros técnicos e de qualidade que são gerados pelos equipamentos, realizando a checagem automatizada que analistas treinados levariam diversas horas de trabalho para cumprir manualmente.

Para o docente, o software aumenta a eficiência dos serviços de análise e da liberação de resultados dos exames, no contexto de enfrentamento de epidemias, podendo ser utilizado para novos testes, inclusive customizados. “O Helper foi inspirado em nossas necessidades, de diversos gargalos que identificamos nos nossos fluxos de trabalho como profissionais que vivenciam o ambiente laboratorial no dia a dia, e que têm atuado na linha de frente, e de uma demanda inerente a diversos outros laboratórios, principalmente aqueles que trabalham com serviços de referência. Certamente representa um grande avanço técnico, fruto de importantes parcerias estratégicas entre atores da FIOCRUZ, da equipe do hemocentro e da UFC”, declara o pesquisador.

Fonte: Prof. Fábio Miyajima, pesquisador da FIOCRUZ Ceará e docente dos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia, Ciências Médicas e Patologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300