Procurar no portal

Fortaleza sediará 40º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos de 23 a 27 de maio; inscrições estão abertas

A 40ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) será sediada em Fortaleza e ocorrerá de 23 a 27 de maio. Por conta da pandemia de covid-19, o evento acontecerá de forma virtual, sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As inscrições estão abertas até o último dia do evento para estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e profissionais de tecnologia da informação e podem ser efetuadas pela Internet.

Imagem: caderno sobre uma mesa, ao lado de um notebook com a tela aberta, cheia de linguagem de computador. Os códigos estão todos coloridos (Imagem: Emile Perron/Unsplash)

A programação do SBRC terá sessões técnicas, minicursos, painéis, debates, workshops, salão de ferramentas, tutoriais e palestras a ser ministradas por convidados de renome internacional. Este ano, o simpósio contará com hackathon e concurso de teses e dissertações. Entre os palestrantes confirmados, estão os professores Thomas Magedanz, da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha); Raouf Boutaba, da Universidade de Waterloo (Canadá); e Krishna Gummadi, do Instituto Max Planck de Sistemas de Software (Alemanha).   

Os resultados dos artigos inscritos na trilha principal do simpósio serão divulgados em 15 de abril, com prazo de envio da versão final até o dia 25 do mesmo mês. Os autores dos melhores artigos selecionados pelo comitê científico do SBRC serão convidados para participar de uma versão estendida nas revistas internacionais Ad Hoc Networks e ITU Journal on Future and Evolving Technologies (ITU J-FET). 

O concurso de teses e dissertações seguirá o mesmo cronograma da trilha principal, com divulgação de resultados e envio da versão final nos dias 15 e 25 de abril, respectivamente, premiando as três melhores teses de doutorado e as três melhores dissertações de mestrado sobre temáticas relacionadas a redes de computadores e sistemas distribuídos. Para concorrer ao concurso, as teses e dissertações devem ter sido concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. 

Mais informações sobre a programação e outros assuntos podem ser encontradas no site do evento.

SAIBA MAIS – O SBRC é o principal evento científico da área de redes de computadores e sistemas distribuídos na América do Sul, e um dos mais importantes de ciência da computação do Brasil, sendo organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC). A capital cearense já recebeu edições anteriores do simpósio nos anos de 1996 e 2005.  

Fonte: Profª Rossana Andrade, do Departamento de Computação da UFC e coordenadora-geral do evento – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300