Nota da administração: retorno presencial foi bem-sucedido e desejado pela comunidade

A administração superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (17), para fazer uma avaliação do retorno das atividades acadêmicas presenciais na Instituição, ocorrido no dia de ontem (16). O balanço final foi positivo, sem maiores intercorrências, pois, como é de amplo conhecimento, o regresso à rotina presencial aconteceu com sucesso em todas as unidades acadêmicas na Capital e no Interior.

Os diretores das unidades acadêmicas encaminharam feedbacks às pró-reitorias, relatando de maneira geral um clima organizado e tranquilo. A administração parabeniza as diretorias, que foram as grandes protagonistas, garantindo o triunfo do plano de retorno em seus centros, institutos, faculdades e campi. Fez jus ao registro ainda o variado leque de apresentações culturais, palestras e oficinas da programação de boas-vindas, que conferiu à retomada um ambiente humanizado e acolhedor.

Imagem: Reitoria da UFC

Na reabertura ampla do Restaurante Universitário, mereceu destaque a declaração de estudante estrangeiro recebida pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER). “Logo que cheguei à UFC sabia da existência do Restaurante Universitário, e ontem finalmente pude conhecê-lo e entender como funciona. Fico feliz em saber da existência deste tipo de iniciativa, focada no bem-estar dos estudantes, sobretudo os que têm menos recursos. Espero que um dia possa ser replicado em meu país”, disse o aluno de Enfermagem.

A maneira como tudo foi conduzido, portanto, foi comemorada com entusiasmo pela administração superior, já que, após dois anos de paralisação das atividades presenciais, a retomada era natural e desejada pela comunidade.

É lamentável a postura do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais no Estado do Ceará (ADUFC), ao posicionar-se contra a retomada das atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ausência de uma bandeira em defesa da Instituição, a entidade adota postura antiUFC e ignora o clima coletivo da comunidade acadêmica, que anseia pelo retorno e já o abraçou.

Com efeito, a versão que vem sendo apresentada pela entidade sindical não encontra amparo nos fatos. Com o objetivo de confundir, viralizou informação incompleta sobre aumento do valor cobrado no Restaurante Universitário. Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o reajuste se aplica àqueles que não realizarem a recarga normal dos cartões, deixando para fazê-la somente no ato da refeição. Continua sendo R$ 1,10 o preço por refeição pago por estudante via Guia de Recolhimento da União (GRU)

Por fim, a administração superior condena a atitude da ADUFC, representada por professores de reconhecida militância partidária e político-ideológica, de se utilizar de um pequeno grupo de estudantes para propósitos alheios ao mundo acadêmico. Informa ainda que adotará as providências cabíveis e rejeita a criação de narrativas cujo objetivo é apenas prejudicar a retomada plena das atividades, tentando criar um clima artificial antirretorno e dificultar o cumprimento da missão institucional da Universidade.

Administração superior da UFC