Estudantes da UFC viajam a São Paulo como prêmio de módulo do programa Mandacaru.dev, parceria da UFC com as empresas B3, BLK e Portal de Documentos

O primeiro módulo do programa mandacaru.dev, parceria da Universidade Federal do Ceará com a B3, bolsa de valores do Brasil, e suas empresas coligadas BLK e Portal de Documentos, foi encerrado com a visita dos seis alunos da UFC que mais se destacaram às sedes das empresas em São Paulo. A viagem, que ocorreu nos dias 6 e 7 de março, foi acompanhada pelo Prof. Allysson Araújo, do Campus de Crateús, coordenador do programa na Universidade.

Imagem: Foto com os integrantes do programa Mandacaru.dev

O objetivo do programa é lapidar talentos do sertão cearense na tecnologia da informação para atuação no mercado financeiro nacional. O primeiro módulo, denominado Bromélia, foi ministrado pelo Prof. Lívio Freire, do Campus de Crateús, totalmente em formato remoto, e abordou fundamentos de machine learning. “Ao longo do módulo, nós utilizamos a metodologia de ensino aprendizado baseado em desafios. As empresas sugeriram desafios para os quais os alunos prepararam possíveis soluções e apresentaram no que chamamos de Demoday, dia da demonstração”, explica o Prof. Allysson Araújo.

As propostas foram apreciadas por uma banca, e os dois autores da proposta mais bem avaliada, Pedro Jorge de Abreu, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação; e William Bruno Salles, do Curso de Engenharia de Computação, foram premiados com a viagem. Além deles, a comitiva foi formada por mais quatro estudantes da Universidade: Eriky Ryan Gonçalves e Denise Rísia Andrade, do Curso de Engenharia de Software do Campus de Russas; e Maria Jegirlana dos Santos e Alexandre Sousa, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús, que devido ao bom desempenho, foram contratados pelas empresas durante o módulo.

“Tal conquista se revela de grande valor para nós rumo à aproximação mercado-academia numa perspectiva baseada na educação como protagonista para geração de oportunidades na área de tecnologia da informação”, destaca Allysson Araújo.

Imagem: estudantes da UFC em visita à sede da B3

Durante a visita, os alunos participaram de uma programação de recepção elaborada pelo grupo B3, com a presença de diretores, gerentes, engenheiros de software e profissionais de recursos humanos, entre outros. “Eles tiveram a oportunidade de ampliar o networking profissional e de conhecer um pouco mais sobre o mercado”, acrescenta o Prof. Alysson. Além da visita técnica às empresas, os discentes fizeram um passeio cultural, em que conheceram o Farol Santander, a Avenida Paulista e o Museu da Língua Portuguesa.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site mandacaru.dev

Fonte: Prof. Alysson Araújo, do Campus de Crateús, coordenador do programa Mandacaru.dev na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.