Casas de Cultura Estrangeira da UFC retomam aulas presenciais na segunda-feira (21)

A próxima segunda-feira (21) é a data aguardada para a volta presencial das Casas de Cultura Estrangeira, programa de extensão da Universidade Federal do Ceará. Será uma oportunidade de reencontro com o Campus do Benfica e com o aprendizado de idiomas em salas de aula físicas para cerca de 4 mil estudantes, que frequentam os cursos de alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, português, além de Esperanto e de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Na última seleção, foram aprovados 367 novos alunos para ingressarem no semestre 2022.1.

Imagem: Foto das Casas de Cultura Portuguesa e Hispânica da UFC emolduradas por árvoresSegundo o vice-coordenador-geral das Casas de Cultura da UFC e gestor em exercício, Prof. Jimmy Robson da Costa, o planejamento para o retorno presencial tem sido bastante cuidadoso para que os estudantes sejam bem-recebidos. Recentemente, as Casas passaram por serviços de manutenção elétrica, pintura, troca de lâmpadas e outros reparos emergenciais como preparação prévia para o novo semestre.

Nesta fase de volta às aulas, aponta o Prof. Jimmy, os 51 docentes das Casas de Cultura atenderão turmas que possuem, em média, 25 alunos cada. “Alguns de nossos alunos, inclusive, nunca pisaram fisicamente nas Casas de Cultura, porque entraram durante a pandemia. A gente tem se esforçado para que esse retorno seja o melhor possível, sem que ninguém sofra nenhum percalço, e ao mesmo tempo, animando todos os nossos alunos”, declara.

Explica o dirigente que as disciplinas ofertadas pelo conjunto das Casas de Cultura para a graduação já voltaram ao presencial na última quarta-feira (16), em conformidade com o Calendário Universitário da UFC. Essas disciplinas, que integram 20% do total da oferta das Casas, contemplam estudos de estrutura e uso das línguas modernas, compreensão leitora, tópicos gramaticais, entre outros. Os 80% restantes da oferta são dedicados à extensão, com cursos regulares de idiomas estrangeiros disponibilizados para a comunidade pelas Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.

Fazendo um balanço de dois anos de pandemia de covid-19, o ensino remoto transformou o aprendizado de línguas estrangeiras. Atualmente, comenta o vice-coordenador, há um movimento de readaptação dos educadores para a rotina presencial. “A pandemia apressou esse mergulho na Internet que fazemos para trazer novas ferramentas para a sala de aula. Tudo que os professores aprenderam, e os recursos on-line que eles passaram a utilizar, vão continuar combinando o virtual com o presencial. Mas sempre devemos deixar os recursos tecnológicos para reforçar aquilo que é aprendido em sala”, conclui o Prof. Jimmy Robson.

Fonte: Coordenação-Geral das Casas de Cultura Estrangeira da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.