UFC solicita remoção de ponto de ônibus que impedia visualização da escultura de Sérvulo Esmeraldo no Pici

Em reconhecimento à importância do monumento Quadrados, do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, instalado na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a Universidade Federal do Ceará solicitou à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) a remoção da estrutura de concreto utilizada como ponto de ônibus na Avenida Humberto Monte. A demolição da edificação, que impedia a visualização da escultura, foi realizada na última quinta-feira (17).

Imagem: Foto do monumento Quadrados, de Sérvulo Esmeraldo

A remoção foi articulada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, devido à necessidade de preservar o patrimônio cultural da Universidade e em respeito à obra de Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), que propõe efeitos cinéticos e de perspectiva, prejudicados pela posição do ponto de ônibus. “Com a retirada, a obra de arte pode ser contemplada da melhor maneira possível pelo público, cumprindo com seu propósito estético e valorizando a memória do artista”, justificou o dirigente máximo da Universidade.

A ETUFOR esclareceu que o ponto de ônibus foi instalado durante reforma da Praça Prisco Bezerra, solicitada pela Universidade em 2019 e realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF). A melhoria contemplou instalação de novo piso, criação de jardins, mobiliários urbanos e academia ao ar livre, além de outras paradas de ônibus em concreto. No entanto, devido ao prejuízo na visualização da obra pelos transeuntes, a Empresa removeu a estrutura, mantendo a parada de ônibus ativa.

Imagem: Foto da demolição da estrutura de concreto na entrada do Campus do Pici

Para que usuários do transporte público não sejam prejudicados, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra) realizou reunião com a ETUFOR, nesta sexta-feira (18), para discutir a instalação de um novo ponto de parada. “Eles vão nos enviar uma proposta de um novo local que libere a visão do monumento até segunda-feira (21). Vamos avaliar e dar um retorno”, declarou Eduardo Palheta, superintendente da UFC Infra.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC – fone: (85) 3366 9543