SISU na UFC: Procedimentos de heteroidentificação ocorrem a partir de terça-feira (29); confira lista de convocados

A Universidade Federal do Ceará convoca para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração 149 candidatos às vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 matriculados na Chamada Regular e na Chamada de Lista de Espera, de acordo com o Edital nº 03/2022 PROGRAD/REITORIA/UFC.

O início da heteroidentificação, inicialmente previsto para esta segunda-feira (28), teve de ser adiado em razão de um problema no abastecimento de energia no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, local onde ocorrerão os procedimetos. Os candidatos agendados para esta segunda foram realocados para sexta-feira (1º). Confira o cronograma retificado

Todos os candidatos listados deverão comparecer presencialmente à sala de videoconferência do Centro de Ciências Agrárias, localizado na Av. Mister Hull, 2977, Bloco 847, no Campus do Pici, em Fortaleza. Os dias e horários estão informados no documento de convocação. O procedimento de heteroidentificação não poderá ser remarcado a critério do candidato. É obrigatório apresentar documento oficial com foto e assinar a lista de presença.

Imagem: logomarca do SISU na UFC

O não comparecimento ou a recusa em assinar a lista de presença implicará o indeferimento do enquadramento à cota e consequente perda do direito à vaga.

Como estabelecido pelo edital, o critério único para a heteroidentificação do candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo é o fenotípico. Não serão considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes do candidato; fatores genotípicos do candidato ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

Os candidatos não enquadrados como cotistas em procedimento de heteroidentificação terão sua matrícula cancelada. O resultado será atualizado no Sistema de Matrícula Virtual até o dia 4 de abril e divulgado no site do SISU na UFC nesta data.

RECURSOS – Recursos específicos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação serão aceitos somente no dia 5 de abril, exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O assunto (título) do e-mail deverá deverá ser HETEROIDENTIFICAÇÃO. O formulário será disponibilizado junto com o resultado, no dia 4 de abril, no site do SISU na UFC. O resultado dos recursos será informado no dia 11 de abril.

IMPORTANTE – O não encaminhamento ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração neste momento não impede que o candidato, já matriculado como aluno, seja convocado em outra oportunidade, até a conclusão do seu curso, caso sejam apuradas denúncias por meio da Ouvidoria da UFC que contenham indícios suficientes sobre a irregularidade no uso das cotas.

SUPLENTES – Os candidatos suplentes devem acompanhar a análise de seus documentos nas datas informadas junto à sua convocação. Somente após o dia 11 de abril serão divulgadas as datas para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração para os candidatos das três primeiras convocações de suplentes.

Outras informações estão no site do SISU na UFC.