Procurar no portal

MAUC inaugura exposição interativa "O toque de um cearense move a cultura", nesta terça (29)

O Museu de Arte (MAUC) da Universidade Federal do Ceará abre nesta terça-feira (29), às 13h30min, a exposição interativa O toque de um cearense move a cultura, de Jeferson Falcão, acadêmico do Curso de Jornalismo da UFC e produtor cultural. A mostra, a partir de frames fotográficos, faz parte da Rota dos Sentidos, projeto documental que pretende reforçar a cultura cearense através dos sentidos humanos por meio de intervenções culturais do público em diversos locais no estado do Ceará. A exposição segue até quarta-feira (30).

 Imagem: A exposição é a primeira da série documental Rota dos Sentidos, que pretende reforçar a cultura cearense através dos sentidos humanos por meio de intervenções do público em vários locais do Ceará (Imagem: Divulgação)

As fotos são do fotógrafo Deison Ferreira, e Jeferson Falcão assina a direção criativa e de arte da exposição. "A ideia geral é a de que qualquer pessoa pode fazer arte e que o toque dela pode mover a cultura", afirma o produtor cultural. Ele explica que esta primeira exposição comporá o primeiro episódio do projeto documental de sua autoria e vai focar no sentido do tato, sendo a única a ocorrer em Fortaleza.

A proposta da série "é descentralizar a produção cultural, mostrar que é possível fazer cultura e que existem artistas incríveis em qualquer parte do Estado", destaca Jeferson. A próxima exposição interativa será em maio, em local e data ainda a ser divulgados.

Jeferson Falcão, ao dar a oportunidade ao público de fazer intervenções artísticas nas obras, declara: "Quero que se vejam como são agentes diretos na construção cultural cearense. Sentimos a cultura em nossas mãos, e desejo que as pessoas expressem isso através de desenhos, rabiscos ou até mesmo o toque nas obras expostas e sintam que o que foi produzido por elas é arte e também merece estar exposto em um museu".

O Museu de Arte da UFC (MAUC) está localizado na Avenida da Universidade, 2854, Benfica. A visitação pode ser feita das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita e aberta ao público (usando máscara).

Fontes: Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e Jeferson Falcão, acadêmico de Jornalismo da UFC e produtor cultural – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300