Nota da administração: Universidade já retomou atividades presenciais e não recuará no cumprimento de sua missão institucional

Há 12 dias, em 16 de março, empreendemos na Universidade Federal do Ceará (UFC) nosso retorno ao cotidiano acadêmico presencial, ocorrido em sintonia com a tendência mundial de reabertura. Após dois anos de trabalho árduo, esforços coletivos e redesenho de nossos métodos de ensino-aprendizagem, todo o possível foi feito para garantir que a UFC continuasse servindo nosso povo como sempre fez em seus 67 anos de criação.

Imagem: Fotografia mostra uma das torres da fachada da Reitoria da UFC. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Esta casa que hoje praticamente corresponde a um município de médio porte, constituída pelos mais de 42 mil membros de sua comunidade acadêmica, e estendida por territórios da Capital e Interior em nosso Estado, reafirma sua força e pujança no crescimento ocorrido no passado recente, que não será obscurecido por tentativas vãs de inviabilizar o cumprimento das atribuições a nós confiadas pela sociedade

Apesar do desejo comum pela volta à rotina, já abraçada pela família UFC, grupos isolados que desconhecem ou insistem em ignorar, por razões ideológicas, os avanços ocorridos nos últimos dois anos na Universidade, vêm tentando tumultuar o funcionamento pleno da Instituição.

Preocupam a administração e a comunidade acadêmica convocatórias para manifestações feitas em tom de ameaça nas redes sociais. Inquieta-nos a constatação de que atores políticos alheios à UFC, professores de conhecida vinculação político-partidária e segmentos de entidades sindicais, como o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), seguem manobrando, de maneira irresponsável, os ânimos políticos e insistindo em criar obstáculos artificiais à normalização das atividades.

É visível que os responsáveis pelas ameaças relatadas e pelas tentativas de desestabilização (cujos responsáveis serão, decerto, identificados e responsabilizados) não representam o corpo discente e sequer integram espaços representativos, uma vez que o Diretório Central dos Estudantes da UFC (DCE) encontra-se em vacância de gestão. Exatamente por esta razão é que desejamos nos comunicar diretamente com cada servidor docente, servidor técnico-administrativo e estudante, para acolhê-los neste retorno e assegurar que segue sendo a grande baliza de nossos atos o mesmo cuidado e zelo que a UFC teve, nos últimos dois anos, ao elaborar as orientações e diretrizes para o funcionamento híbrido e, agora, presencial dos âmbitos administrativo, acadêmico e de infraestrutura.

Após este biênio desafiador nos flagelar com uma pandemia, praticamente já finda, não há mais justificativa para alijar a UFC de estar presente, ocupada e devolvendo ao povo cearense e brasileiro os resultados dos recursos nela investidos. Investimentos estes que frutificaram de maneira inegável nos últimos dois anos, mostrando que, apesar da difícil conjuntura orçamentária, o amplo apoio ao estudante e a elevação do nome da UFC nos rankings avaliativos têm sido prioridade, conforme atestam:

Mais um indício dessa atenção especial foram as resoluções relativas à situação do Restaurante Universitário de Fortaleza, para a qual já foram adotadas as devidas providências administrativas e legais (além de medidas extraordinárias como o atendimento dos alunos vulneráveis por meio de auxílio-alimentação). Frisamos, ainda, que nas unidades dos campi no Interior não houve problemas com os fornecedores contratados e tudo transcorreu perfeitamente.

Para garantir o bom funcionamento da Universidade, qualquer novo encaminhamento referente aos temas que dizem respeito às necessidades estudantis será objeto de análise da Administração Superior da UFC e consulta à comunidade acadêmica, no que couber, afastando a possibilidade de manipulação por parte de grupos isolados que agem em nome de alguns parlamentares estranhos à nossa Instituição.

Voltamos: unidos, fortalecidos e convencidos de que foi o mais acertado a se fazer.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque - Reitor

Prof. José Glauco Lobo Filho - Vice-reitor