Grupo de pesquisa da UFC realiza avaliação respiratória gratuita em pessoas que tiveram covid-19

O Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Cardiorrespiratória (INSPIRAFISIO) da Universidade Federal do Ceará vai realizar, a partir do mês de abril, avaliação respiratória gratuita em pessoas que tiveram covid-19. Para participar, os interessados devem preencher formulário de inscrição. É necessário ser maior de 18 anos e ter tido a doença há mais de um mês.

A coordenadora do grupo, Profª Nataly Gurgel, explica que a ação tem o objetivo de "entender e mensurar as possíveis repercussões respiratórias que a covid possa ter acarretado nesses pacientes, uma vez que até mesmo casos leves não estão isentos de repercussões funcionais". O grupo disponibiliza 150 vagas para as avaliações, que ocorrerão às segundas-feiras pela manhã e às sextas-feiras à tarde, no período de abril a junho.

Imagem: foto de duas mãos unidas em forma de concha. Dentro delas há um papel em branco em formato de pulmões e traqueia As mãos estão circundadas por um estetoscópio. A foto está em um fundo verde água

Na ocasião, serão realizados testes respiratórios funcionais, tais como: manovacuometria (força muscular respiratória), espirometria (função pulmonar) e peak flow (pico de fluxo respiratório), além de aplicado um questionário de autorrelato. "O paciente receberá o resultado da sua avaliação e os devidos encaminhamentos para a fisioterapia, quando necessário", esclarece a Profª Nataly Gurgel, que também é docente do Departamento de Fisioterapia.

A iniciativa recebeu financiamento da "Chamada nº 02/2020 – Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS) FUNCAP-SESA-Decit/SCTIE/MS-CNPq" para a compra de materiais e resultará em artigos a serem produzidos pelos pesquisadores da equipe.

INSPIRAFISIO – O Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Cardiorrespiratória surgiu em 2014 no Departamento de Fisioterapia da UFC a partir de discussões da Profª Nataly Gurgel e seus orientandos. Em 2016, tornou-se grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com foco em estudos, capacitações, treinamentos e pesquisas na área da fisioterapia cardiorrespiratória.

Atualmente o INSPIRAFISIO reúne fisioterapeutas, estudantes de graduação da UFC e de outras instituições de ensino superior, residentes, além de mestrandos e doutorandos nos programas de pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade, Ciências Médicas e Saúde Coletiva da UFC.

Outras informações sobre as atividades do INSPIRAFISIO estão disponíveis no perfil @inspirafisioufc, que também apresenta, toda semana, um artigo científico de impacto na área.

Fonte: Profª Nataly Gurgel, docente do Departamento de Fisioterapia da UFC e coordenadora do INSPIRAFISIO – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.