Internacionalização: UFC firma dois novos convênios com instituições de ensino superior da China

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), firmou, nessa quarta-feira (30), em solenidade virtual realizada pelo Palácio da Abolição, memorando de cooperação com a Universidade Normal de Fujian e a Faculdade Profissional Técnica Oceânica de Xiamen, ambas da China.

A assinatura desses convênios faz parte do Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento da Parceria da Rota da Seda entre a Província de Fujian e o Estado do Ceará – considerados estados irmãos. A relação Ceará-Fujian, que em 2021 completou 20 anos, é agora ampliada com novas ações em várias áreas, incluindo as parcerias com universidades.

Imagem: Para o titular da PROINTER-UFC, Prof. Augusto Albuquerque, a assinatura dos novos convênios é “muito importante porque abre portas para nossos estudantes e professores, além de divulgar nossa Instituição” (Imagem: Reprodução da internet)

Na solenidade on-line, a UFC foi representada pelo titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque. Pela Universidade Normal de Fujian, assina o convênio o reitor da instituição, Changping Wang. Já pela Faculdade Profissional Técnica Oceânica de Xiamen, o acordo é assinado pelo diretor da Comissão dos Assuntos Escolares, Yiduan Chen.

Os dois novos convênios que ampliam as ações de internacionalização da UFC selam o interesse mútuo em estabelecer colaboração, cooperação, interação e entendimentos para o desenvolvimento de intercâmbio acadêmico e cultural, nas formas de educação e pesquisa. Os acordos têm duração de cinco anos a partir da data da assinatura.

Nos convênios estão previstas ações como a criação e organização de atividades docentes coordenadas ou programas de estudos de graduação, pós-graduação, pesquisa e formação permanente ou desenvolvimento profissional; intercâmbio de pesquisadores, docente, estudantes e gestores; promoção e apoio à criação e funcionamento de redes, grupos de pesquisa e projetos de cooperação em qualquer área de interesse comum, entre outros pontos.

Quanto a financiamento, fica acordado que cada instituição buscará obter recursos para as atividades em colaboração, o que pode incluir financiamento externo de seus respectivos governos, de organizações multilaterais, de fundos e bancos de desenvolvimento internacional e de outras agências e organizações internacionais.

Para o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, a assinatura dessas novas parcerias é “muito importante porque abre portas para nossos estudantes e professores, além de divulgar nossa Instituição”.

Fontes: Prof. Augusto Albuquerque, titular da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.