Procurar no portal

Com nova empresa e ações culturais, refeitórios do RU de Fortaleza voltam às atividades

Com uma foto da turma à mesa, com pratos cheios e chocolate à mão, a aluna de Fisioterapia Letícia Dutra comemorou: "Essa vai para o top 10 das memórias da UFC. O estudante emocionado por um RU de respeito". A postagem no Instagram foi compartilhada pelo perfil oficial do Restaurante Universitário na rede social, que acompanhou a movimentação dos estudantes no horário de refeição.

Alunos colocam refeições em seus pratos no RU

Após uma suspensão de apenas cinco dias, todos os refeitórios do Restaurante Universitário (RU) nos campi de Fortaleza foram reabertos nesta segunda-feira (4). O retorno em tempo recorde só foi possível por meio de uma força-tarefa que envolveu diversos setores da Administração Superior da UFC, como a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Coordenadoria de Restaurante Universitário, permitindo, assim, a retomada de uma das principais políticas de assistência estudantil da Instituição.

Acesse o Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que participou diretamente na resolução do problema, celebrou a volta das atividades. "O desfecho, extremamente positivo, como nossas equipes registraram durante todo o dia de hoje, só foi possível graças ao envolvimento de todos. O restaurante tem um significado muito especial para mim, já que sem ele não teria sido possível cursar a UFC na minha época de graduação em Direito. Por isso, venho acompanhando cada ação que envolve o RU e, assim como todos, comemorei sua reabertura nesta segunda", afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, informa que, após identificado o não cumprimento das exigências da UFC para o fornecimento das refeições e execução do serviço pela empresa anteriormente licitada, foi encerrado o ato de registro de preço com ela e iniciado um processo emergencial de dispensa de licitação. Isso foi necessário para identificar rapidamente empresas que pudessem cumprir as demandas de forma satisfatória.

"O reitor determinou que a reabertura do RU deveria ser no dia 4, que fosse dado a isso prioridade número 1 da gestão no período, porque este é um elemento muito importante da política de assistência estudantil. Percorremos todos os processos necessários, todas as etapas indispensáveis para o processo de dispensa de licitação foram realizadas, não saltamos nenhuma. E, na sexta-feira, concluímos tudo com a assinatura do contrato com a nova empresa pelo vice-reitor. Foi um trabalho intenso", relata o pró-reitor.

A nova empresa iniciou o trabalho nesta segunda-feira, marcando o retorno com artistas que apresentaram música ao vivo, na hora do almoço, aos estudantes, que receberam chocolates de sobremesa. "Foi uma abertura extremamente satisfatória, os estudantes se mostraram muito contentes, e isso nos brinda com muito contentamento, porque estamos atendendo a uma demanda necessária da comunidade", destaca Bittencourt. A equipe da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa) acompanhou a movimentação nos refeitórios durante todo o dia.

A diretora de Alimentação e Nutrição da Coordenadoria de Restaurante Universitário, Natália Vasconcelos, reforçou a importância da força-tarefa na resolução do impasse. “Todos deram as mãos no sentido de resolver a situação com a antiga empresa e viabilizar a nova contratação em tempo recorde, respeitando todos os trâmites e cautelas burocráticas e legais. Então, nós estamos muito felizes e emocionados por finalmente poder oferecer um serviço de qualidade aos nossos usuários”.

A volta dos restaurantes universitários nesta segunda-feira (04) foi fruto de uma força-tarefa na UFC para garantir novo contrato com empresa (Foto: Ribamar Neto/UFC)

"A perspectiva agora é que tudo corra da melhor forma possível”, afirmou a titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Profª Geovana Cartaxo. Segundo ela, as equipes estão trabalhando agora na licitação final da nova empresa fornecedora do RU, que sucederá o atual contrato emergencial. “Queremos tornar o RU, cada vez mais, um espaço de expressão e manifestação dos alunos. Então, quem quiser organizar saraus de poesia, música ou dança nos refeitórios, seja bem-vindo", convocou Geovana Cartaxo.

RETORNO AGRADA ALUNOS – Para o aluno Samuel de Carvalho, que cursa o 10º semestre do Curso de Direito, a experiência de voltar a almoçar no RU foi bastante agradável. "Depois desse ano turbulento que a gente teve, acredito que o retorno do RU agora foi um sucesso. Não esperei tanto tempo na fila, cheguei cedo, e tinha uma banda tocando lá, tinha comida e foi rápido. Tinha até Serenata de Amor, que acho que foi um diferencial! Ao sair do RU, umas 11h50min, não havia filas. Meus amigos me relataram que a experiência deles com o RU também foi muito boa, então a gente só espera que essa qualidade, essa excelência que a gente viu hoje, possa permanecer e seja realmente o padrão da UFC", relatou o estudante, que fez sua refeição no refeitório do Campus do Benfica.

Samuel veio de Belém do Pará para estudar na UFC e afirmou que o Restaurante Universitário tem fundamental importância em sua vida acadêmica. "Além de o RU ter uma refeição completa e saudável, ele tem um preço bem acessível. Então, eu consigo sair da aula, comer e depois ir para o meu estágio, fazer minhas atividades, o que é muito bom", destacou.

A partir desta segunda-feira (4), o RU voltou a fornecer as cerca de 11.600 refeições diárias na Capital, entre café da manhã, almoço e jantar. Todos os preparativos da reabertura foram feitos sob supervisão da Coordenação do RU, como limpeza, montagem de equipamentos e organização de materiais para receber a comunidade universitária. A equipe de Nutrição do RU fez o monitoramento dos serviços, com avaliação sensorial das preparações, abordando aspectos relativos a sabor, odor, aparência e consistência das preparações. Além disso, realizou o controle de temperatura dos alimentos, etapa importante para a garantia da segurança sanitária.

Confira como foi a retomada das atividades dos refeitórios do RU em Fortaleza:

ORIENTAÇÕES À COMUNIDADE – O acesso ao RU continuará sendo feito mediante agendamento, via SIGAA. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, cujo objetivo é evitar aglomerações nos horários de pico e organizar a demanda. A expectativa da Coordenação do RU é que, com a normalização dos serviços a partir da contratação da nova fornecedora, o acesso aos refeitórios seja diluído, reduzindo-se o tamanho das filas nos horários mais críticos.

Na entrada dos refeitórios, serão solicitados o cartão do RU (previamente carregado) e um documento de identificação oficial com foto. Aqueles que ainda não possuem o cartão podem solicitar a primeira via nos guichês do Restaurante, apresentando documento de identificação com foto e comprovante do vínculo com a UFC.

Com a reabertura do RU, foi suspenso, a partir desta segunda-feira (4), o pagamento do auxílio-alimentação emergencial destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade entre os dias 28 de março a 1º de abril, datas que corresponderam aos dias de suspensão dos serviços do Restaurante em Fortaleza.

Mais detalhes sobre o acesso ao RU podem ser vistos no Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário.

Fonte: Coordenação do Restaurante Universitário – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300