Procurar no portal

Agência UFC: Pesquisadores desenvolvem inteligência artificial para detectar e combater incêndios

Um grupo internacional de pesquisa, encabeçado pela Universidade Federal do Ceará, desenvolveu um novo algoritmo computacional capaz de identificar focos de incêndio em tempo real e, com isso, acelerar o acionamento das equipes de combate ao fogo.

"O sistema permite, por exemplo, navegar com um drone sobre o Cocó, fazendo detecção de princípios de incêndio. A ideia é que o drone localize e reconheça esse padrão e mande uma mensagem com a localização para os bombeiros", explica o Prof. Victor Hugo C. de Albuquerque, do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) da UFC, um dos autores do projeto. Outra aplicação, diz o professor, é o uso em câmeras de segurança, de modo a identificar rapidamente um princípio de incêndio e emitir alertas. 

Imagem: Foto aérea mostra área verde ao fundo com foco de incêndio na parte inferior e uma grande fumaça branca tomando boa parte da fotografia (Foto: Instituto Matutu)

O algoritmo – mais especificamente, uma rede neural convolucional (CNN, na sigla em inglês) – é fruto da tese de doutorado do pesquisador Jefferson Almeida, orientando do Prof. Victor Hugo. Ele contou com a parceria de pesquisadores da Tongji University (China), da Banasthali Vidyapith (Índia) e da King Faisal University (Arábia Saudita), além do Prof. Fabrício Gonzalez Nogueira, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC.

O trabalho foi publicado recentemente na revista internacional IEEE Transactions on Industrial Informatics. São necessários entre 30 e 210 milissegundos para a classificação de uma imagem, com acurácia de 98,9%. O principal desafio, no entanto, era desenvolver um algoritmo que fosse "leve", ou seja, que consumisse pouca energia e capacidade de processamento.

A inovação é o tema da reportagem desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade. 

Fonte: Prof. Victor Hugo C. de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinfomática – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300