Ceará tem sua primeira governadora; UFC trabalha para reforçar parcerias

O Estado do Ceará vive uma nova fase com a posse da governadora Izolda Cela. O ato é repleto de simbolismo pois quebra uma sequência de 39 homens que se sucederam como presidentes ou governadores à frente do Executivo estadual desde o início do período republicano. Também marca a chegada ao poder de uma psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará e educadora, comprometida com a causa do ensino público.

"A Universidade conhece bem os desafios da equidade de gênero e louva o pioneirismo da primeira mulher a chefiar o executivo cearense", destaca o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. "Para aqueles que, como eu, são educadores, o fato de ter nosso Estado nas mãos de uma professora é um marco fundamental", completou.

Imagem: Em primeiro plano, Izolda Cela com um vestido cinza, faz um discurso com papeis na mão em uma tribuna; ao fundo, multidão lota Plenário da Assembleia (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Estado)

Ao longo dos últimos anos, e mais fortemente na gestão Camilo Santana, a Universidade Federal do Ceará vem mantendo uma parceria sólida com o Governo do Estado, que resultou na geração de conhecimento em favor das políticas públicas.

A Universidade tem realizado estudos, desenvolvido tecnologias e participado ativamente dos debates em torno dos caminhos do desenvolvimento social e econômico do Estado. Em paralelo, o Executivo apoia a UFC e seus pesquisadores.

"O Governo do Estado tem se destacado por envolver as universidades em suas ações mais estratégicas. Essas parcerias têm sido extremamente exitosas e acredito que sejam responsáveis por avanços acadêmicos e, sobretudo, para o desenvolvimento do nosso estado", avalia o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional.

A UFC, por exemplo, foi uma das primeiras instituições a participar do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19. A Universidade teve papel fundamental em um esforço conjunto de elaboração dos estudos que serviram de norte para as ações do Estado durante as três ondas da doença, no fornecimento de equipamentos para a infraestrutura de saúde estadual e para o desenvolvimento de novas tecnologias.

No auge da pandemia, por exemplo, a equipe que coordenava as ações de enfrentamento recebia semanalmente análises feitas pela equipe do Cientista-Chefe de Dados, com base em modelos matemáticos, com cálculos dos riscos de contato com pessoas em todo o território cearense.

Mas talvez poucas histórias representam tão bem os frutos dessa parceria quanto o Elmo, mecanismo de respiração assistida que conseguiu reduzir em 60% a necessidade de intubação de pacientes que o utilizaram. O equipamento só foi elaborado graças aos esforços conjuntos e ao espírito inovador de pesquisadores da UFC, do Governo do Estado, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

PARCERIAS ESTRATÉGICAS – E se essas relações funcionam muito bem nas ações de emergência, elas também são fundamentais nas questões estratégicas de médio e longo prazos. A UFC, por exemplo, coordena a Plataforma Ceará 2050 por meio do Prof. Barros Neto, ex-diretor do Centro de Tecnologia. A plataforma reúne o governo cearense, a academia e a sociedade civil com o objetivo de propor diretrizes de planejamento de longo prazo para a administração pública.

Também tem participação ativa no Hub do Hidrogênio Verde (H2V), fonte energética que vem sendo considerada a chave para a descarbonização mundial. O projeto pretende criar um polo de geração e distribuição de hidrogênio verde a partir do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), não só para as atividades econômicas no Brasil, mas também para a exportação com destino à Europa.

Apesar do enorme potencial, um projeto desse porte ainda traz grandes desafios tecnológicos embutidos, e a UFC tem um papel importante no desenvolvimento de soluções. Para isso, desenvolve vários projetos de pesquisa em áreas como separação de gases, transporte e armazenamento, e equipa laboratórios de modo a viabilizar esses estudos.

FRENTES DE DESENVOLVIMENTO – As parcerias se prolongam por áreas diversas, impulsionadas, em boa parte, pelo Programa Cientista-Chefe. O programa tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão de secretarias e órgãos estaduais, para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas visando melhorar os serviços e a qualidade de vida da população.

"O Programa Cientista-Chefe, política pública que serve de exemplo para todo o País, envolve hoje pesquisadores em quase todas as secretarias estaduais, com ações orientadas pelo conhecimento. Cite-se como exemplo o trabalho do Prof. Jorge Lira na Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) que foi incentivado e apoiado à época pela professora Izolda Cela", destaca o Prof. Augusto Albuquerque.

Na área da educação, as ações do Executivo com apoio da UFC vão do acompanhamento de resultados de alunos em toda a rede estadual à formação de professores do ensino básico.

Mas há dados positivos também em outras áreas, como os serviços de reconhecimento facial e de veículos, no campo da Segurança Pública; ou ainda no Meio Ambiente, com o Atlas Digital Costeiro Marinho e o recém-lançado Observatório Marinho, que tem o objetivo de realizar análises para a melhoria da gestão da zona marinha costeira do Estado. Dos atuais 18 cientistas-chefes das várias pastas da gestão, 16 são oriundos da UFC, o que reflete bem a aproximação entre Universidade e Executivo Estadual.

Novos tempos e antigas (e sólidas) parcerias. É com esse binômio que a UFC deseja uma gestão eficiente, participativa e transparente para a nova governadora.