NUTEP lança programa de qualificação e inclusão de jovens com espectro autista no mercado de trabalho

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP), que abriga ações de extensão da Universidade Federal do Ceará, lançou nesta sexta-feira (8) o Programa de Qualificação e Inclusão de Jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Mercado de Trabalho. A cerimônia foi realizada no auditório do Edifício Scopa Platinum Corporate, em Fortaleza, e contou com a presença de membros do NUTEP, dos participantes do programa e de suas famílias.

Imagem: laço colorido que simboliza a luta de pessoas com espectro autista

O programa é voltado para pessoas de 18 a 29 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio ou ensino superior e que apresentem diagnóstico/avaliação terapêutica ou sinais e sintomas do TEA. A elas são oferecidas avaliações médica, terapêutica e vocacional para que oportunidades de trabalho sejam captadas e direcionadas de acordo com o perfil e as habilidades de cada uma.

Veja imagens do evento no Flickr da UFC

A coordenadora do programa e integrante do NUTEP, Katlheen Xavier, explica como funciona a iniciativa:

Na cerimônia, o Prof. Lucivan Miranda, diretor do NUTEP, contou brevemente a história do núcleo e explicou que o Programa de Qualificação e Inclusão surgiu da necessidade de socializar, na fase adulta, as crianças acompanhadas pelo NUTEP. O médico neurologista ressaltou a importância de dar autonomia às pessoas com TEA, inclusive durante consultas médicas. "Vocês, jovens autistas, são as pessoas mais importantes nesses momentos".

Para Victor André Freitas, participante do programa, ouvir o diagnóstico foi a sua libertação. "Foi o dia mais feliz da minha vida, pois eu descobri quem eu sou". Em sua fala, o jovem enfatizou que as pessoas que fazem parte do espectro autista "são muito mais do que uma condição, são cidadãos do Brasil e do mundo" e que possuem muitas habilidades para contribuir com a sociedade.

PROGRAMA – A iniciativa é possível através de financiamento do Governo Federal, via Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), sendo executada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). "Todos os beneficiários terão acompanhamento psicológico e vocacional durante a vigência do programa (12 meses) para que o processo de adaptação e manutenção do emprego seja bem-sucedido por meio do alcance dos desafios e metas dos planos individuais de desenvolvimento", destaca Kathleen Xavier, coordenadora da iniciativa.

De acordo com ela, o NUTEP também realizará treinamentos nas empresas parceiras e acompanhará semanalmente o jovem no local de trabalho para dar suporte às atividades de capacitação e inclusão. Além de psicólogos clínicos e vocacionais, compõem ainda a equipe multiprofissional do programa: médico neurologista, terapeuta ocupacional, assistente social e tutor com formação na área de acompanhante terapêutico.

Leia mais: NUTEP realizará projeto de inserção de jovens autistas no trabalho; docentes da UFC analisam empresa alemã com funcionários com TEA

Fonte: Kathleen Xavier, coordenadora do Programa de Qualificação Profissional e Inclusão de Jovens com TEA no Mercado de Trabalho – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.