Convênio entre UFC e Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, é retomado após 11 anos

O convênio entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade do Arizona foi retomado no último dia 6, com a assinatura do documento na cidade de Tucson (EUA) pelos reitores da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e da UA, Prof. Robert Robbins.

Imagem: Retomada ocorreu com a assinatura do convênio pelos reitores da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (esquerda), e da Universidade do Arizona, Prof. Robert Robbins (direita) (Foto: Divulgação)

"Iniciado em 1963, ainda na administração do Prof. Martins Filho, e com a firme participação do Prof. Prisco Bezerra, o convênio com a Universidade do Arizona foi responsável pela realização de mais de 160 mestrados e doutorados, o que foi fundamental para a qualificação do nosso corpo docente, notadamente no Centro de Ciências Agrárias", lembrou o reitor Cândido Albuquerque.

Segundo ele, a parceria entre as instituições estava suspensa desde 2011 e agora o objetivo é fortalecer o trabalho conjunto. “Muitos projetos já estão sendo formatados e em várias áreas, o que é fundamental para o nosso processo de internacionalização, hoje um item fundamental para as universidades e uma meta para o reconhecimento internacional da UFC”, ressaltou Cândido Albuquerque.

NEGOCIAÇÕES – De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, as tratativas para a retomada da parceria começaram em 2019 por iniciativa da UFC. “Chegamos a marcar uma viagem para Tucson em abril de 2020, que foi cancelada devido ao lockdown”, relembrou. Durante esse período, ele informou que a ideia foi amadurecida até chegar ao convênio firmado.

O pró-reitor adiantou que algumas prospecções já foram feitas para parcerias e intercâmbios. "Mantivemos contato e identificamos algumas possibilidades nas áreas de Agronomia, Ciências Sociais, Empreendedorismo e Telemedicina", afirmou. Além disso, será formado grupo disciplinar com o intuito de pesquisar tema global presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é utilizar essa atuação para prospectar financiamentos em agências internacionais.

Imagem mostra foto preto e branco de cinco homens sentados, sendo quatro em um sofá do lado esquerdo e um em uma cadeira do lado direito

HISTÓRICO – A diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, afirmou que "as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e inovação e extensão desenvolvidas hoje no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC se devem muito ao convênio celebrado entre a UFC, SUDENE, Universidade do Arizona e USAID na década de 1960".

O primeiro convênio entre as instituições foi assinado em 1963 para a criação do Programa de Educação Agrícola. Pela UFC, na época, a negociação da parceria foi encabeçada pelo então diretor da Escola de Agronomia, Prof. Prisco Bezerra.

Ela comentou ainda que esse trabalho conjunto entre as duas universidades deixou um legado importante na área de Ciências Agrárias, como a formação de mestres e doutores, o que propiciou a criação de novos programas de pós-graduação na UFC.

Além disso, houve investimentos em infraestrutura. "[Por exemplo] a construção e ampliação de vários laboratórios e reestruturação da Fazenda Experimental do Vale do Curu da UFC, localizada no município de Pentecoste, infraestrutura física utilizada até hoje para realização de aulas práticas e experimentos de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação", informou a professora.

Imagem mostra professor Tarquínio discursando em um púlpito ao centro, com um homem em pé do lado esquerdo e outro sentando no lado direito acompanhando a fala

Quem esteve presente à reunião entre representantes da UFC e da Universidade do Arizona para discutir a possibilidade de firmar o primeiro convênio foi o hoje professor aposentado da UFC José Tarquínio Prisco, na época estudante do Curso de Agronomia e bolsista de iniciação científica.

Ele inclusive narra esse fato no livro História, fatos e reflexões – depoimento de um professor, pesquisador e gestor universitário (2014). De acordo com a pesquisa que fez nos relatórios sobre o convênio, um dos motivos para a escolha de uma instituição cearense para a parceria foi o clima semiárido semelhante ao que existe no Arizona.

"Durante os dez anos de duração do Programa [de Educação Agrícola], foram treinados, no País e no exterior, 160 docentes: quatro em nível de Bacharelado, 22 em nível de Aperfeiçoamento ou Especialização, 57 em nível de Mestrado, 53 em nível de Doutorado e 24 administradores receberam treinamento de curta duração", relembra o Prof. Tarquínio Prisco no livro. Inclusive ele próprio, por meio do primeiro convênio, teve a oportunidade de frequentar o mestrado na Universidade do Arizona, onde depois cursou o doutorado e também foi professor e pesquisador visitante entre 1984 e 1985.

Imagem mostra parte de uma placa de homenagem recebida, na qual é possível ver que o suporte é de madeira e as letras estão escrito em placa metálica com parte delas apagadas

HOMENAGEM – No Memorial da Escola de Agronomia da UFC, há uma placa recebida da Universidade do Arizona, datada de 25 de outubro de 1973, com o registro de comemoração do sucesso da cooperação técnica entre as duas instituições.

Fonte: Gabinete do Reitor e Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.