UFC aprova 11 projetos de empreendedorismo no Programa Clusters Econômicos de Inovação

A Universidade Federal do Ceará aprovou 11 projetos de empreendedorismo inovador em edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação, conforme resultado divulgado no dia 7 de abril. A ação, que integra o ecossistema de inovação e desenvolvimento econômico do Estado do Ceará, é resultado de parceria das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), além da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), contando com a participação ativa de instituições que formam o ecossistema de inovação do Estado.

O programa atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do Estado do Ceará. Visa ainda apoiar startups de várias regiões do Estado, que trabalham em frentes tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico no curto e médio prazos.

Imagem: logomarca do programa

Foram aprovadas, na UFC, as propostas dos seguintes pesquisadores: Fernanda Roing, do Campus de Itapajé, com projeto na área de Construção Civil; Anderson Gonçalves Uchôa, do Campus de Itapajé, com projeto na área da Indústria da Moda e Calçadista; Max Eduardo Vizcarra Melgar, do Campus de Itapajé, com projeto na área de Construção Civil; Aminadabe Barbosa de Sousa, do Campus de Itapajé, com projeto na área do Agronegócio; Jeandro de Mesquita Bezerra, do Campus de Quixadá, com projeto na área de Saúde; Paulo Armando Cavalcante Aguilar, do Campus de Quixadá, com projeto na área de Saúde; Enyo José Tavares Gonçalves, do Campus de Quixadá, com projeto na área de Tecnologia da Informação e Comunicação; Lucilene dos Santos, do Departamento de Geologia, com projeto na área de Metalmecânica/Indústria Extrativista; Luis Felipe Cândido, do Campus de Crateús, com projeto na área de Construção Civil; Renato Furtado de Mesquita, do Campus de Crateús, com projeto na área do Comércio; e Dmontier Pinheiro Aragão Júnior, do Campus de Russas, com projeto na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

DESTAQUE – O recém-criado Campus de Itapajé, que iniciou as atividades letivas em setembro do ano passado, já irá abrigar quatro iniciativas do Programa Clusters Econômicos. Uma delas é o projeto Baixa Divulgação e Operacionalização para Compra e Locação de Imóveis, sob coordenação do Prof. Max Eduardo Vizcarra Melgar. Explica o docente que a ideia originou-se a partir de uma questão social na região, que dá nome ao projeto: a dificuldade de clientes na busca de imóveis para aluguel e compra em Itapajé. "O tópico do problema foi levantado em função da grande dificuldade de encontrar imóveis para aluguel em Itapajé; o que foi validado pelas duas maiores imobiliárias do município e também de Itapipoca. A solução será proposta por uma startup, que usará tecnologias digitais de divulgação social, como criação de web sites ou aplicativos de celulares, aquecendo assim o mercado e ajudando imobiliárias e clientes", afirma.

Ressalta o professor que os alunos do campus integrarão a startup para atuar na busca por soluções locais. "Os alunos dos cursos tecnológicos ofertados no nosso campus têm o perfil adequado para implementar projetos que incentivem o empreendedorismo e trabalho em equipe", avalia.

Quem também foi selecionada como pesquisadora regional foi a Profª Fernanda Roing, com iniciativa no cluster de Construção Civil, pelo projeto Deficiência em Planejamento Arquitetônico. "A chamada para seleção dos pesquisadores ocorreu assim que ingressei no Campus de Itapajé e imediatamente me interessei em participar. Comecei a investigar um problema relevante e percebi que aqui na região do Litoral Oeste há uma deficiência de planejamento arquitetônico, que culmina na má circulação de ar e mau aproveitamento do espaço interno dos imóveis. Isso gera uma série de outros problemas e desvalorização do setor, tornando-o pouco competitivo", detalha a professora.

Após a seleção dos pesquisadores, a próxima etapa é a concepção de produtos, processos ou serviços inovadores para os problemas apresentados. Pontua Roing que contribuir para o avanço do interior do Ceará marca de forma instigante o início das atividades no mais novo campus da UFC. "Eu me sinto bastante motivada por participar de uma atividade tão relevante para o desenvolvimento econômico da região do Litoral Oeste. O Campus de Itapajé, recentemente inaugurado, oferece boa infraestrutura e suporte para desenvolvimento do programa", declara.

Mais informações sobre o Programa Clusters Econômicos de Inovação podem ser obtidas no site da SEDET.

Fonte: Campus da UFC em Itapajé – fone: (85) 3366 9277