PREX apresenta ações de extensão para Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará

Com o objetivo de apresentar os projetos de extensão da Universidade ao setor de turismo e eventos do Estado do Ceará, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará participou da 102ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) do Ceará. O encontro, realizado na Reitoria da UFC, contou com a participação da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, e de representantes de sindicatos e secretarias envolvidos com a temática.

Na ocasião, foram apresentadas 60 ações nas áreas de sustentabilidade ambiental, cultural e formação em línguas estrangeiras. A ideia, segundo a Profª Lara Capelo, coordenadora de Extensão do Campus do Benfica e representante suplente da UFC na CSTE, é buscar parcerias para a promoção de ações de extensão da Universidade e incentivar o desenvolvimento do setor.

Imagem: foto de pessoas reunidas ao redor de uma mesa grande oval

A docente destaca a importância de parcerias com instituições públicas e privadas para a promoção de projetos acadêmicos da UFC. "E com a extensão é mais importante ainda porque é a maneira como a Universidade dialoga com a sociedade, é uma forma de promover a extensão universitária e também de trocar com esse setor, levar o potencial científico, cultural e acadêmico que a Universidade tem ao oferecer [essas ações] para esse setor da sociedade", comenta.

De acordo com ela, será encaminhada à Câmara Setorial uma lista com contatos dos projetos de extensão desenvolvidos pela UFC em áreas relacionadas ao turismo e eventos a fim de firmarem parcerias. "A gente já está marcando uma reunião com a diretora das Casas de Cultura e os representantes do setor para tentar fazer essa parceria com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos e UFC envolvendo os cursos de línguas", informa, destacando ainda o interesse da Câmara por ações extensionistas desenvolvidas no interior do Estado.

Além da Profª Lara Capelo e da pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, estiveram presentes as assistentes administrativas da Coordenadoria de Extensão do Campus do Benfica, Vilenilza Matos e Kelvia Mayara; a representante da UFC na CSTE, Prof.ª Denise Chagas Correa; o presidente da CSTE, Carlos Murilo Santa Cruz, e a presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (ACETER), Anya Carvalho.

Também participaram da reunião representantes da Câmara Brasil Portugal (CBPCE), do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Ceará (SINDEGTUR), da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), do Sindicato das Empresas Organizadoras dos Eventos e Artes do Ceará, da BPW Fortaleza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural (ACETER), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE).

Fonte: Profª Lara Capelo, coordenadora de Extensão do Campus do Benfica – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.