UFC e Governo do Estado darão início à segunda fase da plataforma colaborativa Ceará 2050

Um grande plano colaborativo visando à melhoria do Estado nas mais diversas áreas é o que está na base da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Ceará – Ceará 2050, do Governo do Estado, sob coordenação da Universidade Federal do Ceará. Com a primeira fase realizada entre outubro de 2017 e abril de 2020, o plano iniciará a segunda fase logo após a assinatura do documento que implantará a governança da gestão do plano.

“A ideia de criar um projeto de desenvolvimento a longo prazo, planejado como ação institucional do Estado, mostra maturidade administrativa e otimiza o dinheiro público”, afirma o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. Ele diz ainda que o Ceará 2050 é mais um projeto em que a UFC e o Estado caminham juntos na construção do futuro do desenvolvimento do Ceará.

Imagem: logomarca do Ceará 2050

Toda a parte jurídica relativa à segunda fase do plano já foi analisada e, tão logo sejam resolvidos os trâmites burocráticos em relação à suplementação orçamentária, o documento será assinado, como informa o coordenador-geral do Ceará 2050, José de Paula Barros Neto, professor do Centro de Tecnologia da UFC. Da equipe de coordenação do plano participam também outros servidores docentes e técnico-administrativos da UFC.

Como resultado da primeira fase do plano Ceará 2050, constituída de um rico processo de reuniões internas e externas, com a participação de representantes dos mais diversos setores da sociedade, foram formulados 20 grandes programas estratégicos, referentes a áreas como educação, saúde, infância, recursos hídricos, agricultura, segurança, energia, ciência, tecnologia e inovação, turismo, entre outras.

Antes da formulação dos programas, relembra Barros Neto, houve muito trabalho interno – para levantamento de informações e indicadores, análise de dados e coordenação de equipes de empresas que foram contratadas para serviços no plano – e também externo, com encontros e reuniões.

Nessa primeira fase, como está detalhado na plataforma, foram trabalhadas cinco etapas: diagnóstico do Ceará nos últimos 30 anos; análise externa e construção de cenários; elaboração da visão de futuro, com envolvimento das 14 regiões do Ceará e de todos os setores da população; concepção de projetos estratégicos, com a reunião de propostas, objetivos, caminhos e visão de futuro para a definição de estratégias para um grande e detalhado projeto a ser seguido ao longo dos anos até 2050; e consolidação dos percursos e projetos, com a apresentação dos resultados das etapas já percorridas.

GOVERNANÇA – “Então nós temos hoje 20 programas definidos e, por fim, tivemos a criação do modelo de governança [do plano], que também foi um processo muito debatido, que é o que está dando origem à segunda fase”, premissas para a implantação e continuidade do Ceará 2050. Não é para implementação dos programas em si, ainda, “mas é a implantação de toda gestão, do plano, de acompanhamento, de mudança, de cobrança. “Então, a governança vai ser a instituição do plano a partir do processo que a gente cria para que ele seja sempre revisitado”, diz Barros Neto.

Como instituição coordenadora, a inserção da Universidade nesse processo todo é fundamental. “A ideia é que a gente vai estar coordenando esse processo, convidando as instituições a participar, ter reuniões, tudo sob a guarda, a anuência, da UFC. Então vai ser muito importante porque é um projeto estratégico para o Estado”, comenta o coordenador.

Ressalta ele que a UFC é a maior, mais antiga e mais consolidada universidade do Ceará, com penetração no Estado todo e representação, pode-se dizer, nacional e internacional. Tendo como interesse o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida da população cearense, a Universidade, destaca o professor, conduz o processo do Ceará 2050 de forma isenta e profissional.

Fonte: Prof. José de Paula Barros Neto, coordenador-geral do Ceará 2050 e docente do Centro de Tecnologia da UFC – e-mail: jEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.