Seminário comemora 10 anos dos Cursos de Dança da UFC; inscrições on-line estão abertas

Os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará realizam, de 25 a 30 de abril, o Seminário Dança_Educação (SD_E) como parte das comemorações de seus 10 anos de atuação. A programação será presencial, gratuita e aberta ao público e reunirá mesas de discussão, residência artística, mostra videográfica e apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos. As inscrições poderão ser realizadas através do site do evento. Será emitido certificado de participação.

Imagem: Logo do seminário Dança_Educação, com fundo rosa e letras na cor branca.

Com o tema “10 anos. E agora?”, a proposta é refletir sobre os 10 anos das graduações em Dança da UFC e possibilitar um diagnóstico das pedagogias, políticas e formações em dança no Ceará, com a participação de professores, estudantes e profissionais da dança, atores, bailarinos, diretores, coreógrafos, críticos, jornalistas e pesquisadores.

O evento tem parceria com as instituições que promovem formações básica e técnica em dança: Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes, Formação Básica da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e Curso Técnico da Escola de Dança do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ).

PROGRAMAÇÃO – A programação do Seminário Dança_Educação contará com mesas temáticas, de 25 a 27 de abril, das 9h às 12h, no Auditório da ADUFC Sindicato. A mostra de trabalhos acadêmicos e artísticos, com a conferência dançante de Pedra Silva e o tema “Práticas de uma Atuação Ma’kum[b(eira)]”, ocorrerá no dia 26 de abril, das 16h às 18h, no palco do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica).

A residência artística “Percursos da diversidade” será conduzida pela artista, intérprete-criadora e professora da UFMG, Anamaria Fernandes Viana, de 25 a 30 de abril, das 14h às 18h, no Theatro José de Alencar. É destinada a estudantes e profissionais da dança. No dia 28, a roda de conversa sobre os 10 anos das graduações em Dança da UFC, das 9h às 12h, e a sessão temática “Histórias de danças no Ceará: percursos e formações”, das 14h às 17h, acontecem no foyer do Theatro José de Alencar. No dia 29, em comemoração do Dia Internacional da Dança, haverá cortejo dançante com artistas e profissionais da dança, partindo do Benfica com destino à praça José de Alencar, no Centro.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o Seminário Dança_Educação (SD_E) podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 22 de abril através de formulário on-line para as mesas temáticas para as mesas temáticas e para a residência artística. Já as inscrições para a mostra de trabalhos acadêmicos vão até dia 21 de abril pelo formulário.

Fonte: Cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.