Pesquisadores farão estudo sobre saúde e qualidade de vida no sistema penitenciário do Ceará

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, envolvendo profissionais da enfermagem, direito, sociologia, psicologia, tecnologia da informação e administração, realizará estudo que aborda a qualidade de vida e saúde no sistema penitenciário do Ceará.

O projeto faz parte do Programa Cientista-Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), e foi demandado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP). A Universidade foi procurada pelo secretário Mauro Albuquerque, preocupado com o adoecimento mental da categoria de policiais penais e a demanda do censo penitenciário.

Equipe de trabalho reunida

A pesquisa tem três vertentes. A primeira pretende avaliar os fatores que podem estar associados à depressão, ansiedade e suicídio entre servidores da Administração Penitenciária. A segunda vertente pretende desenvolver um aplicativo de celulares capaz de estimular o cuidado e a promoção da saúde mental entre policiais penais, além de facilitar o cuidado à saúde do trabalhador. Já a terceira vertente visa desenvolver o censo penitenciário do Estado do Ceará que está desatualizado, sendo uma exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O plano de trabalho foi definido em reunião realizada no início de abril entre pesquisadores da UFC e os seguintes representantes da SAP: o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque; o secretário-executivo, Rafael Beserra, e o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, Álvaro Maciel. Além da pesquisa, está sendo realizado um acordo de cooperação técnica entre a SAP e a UFC com o objetivo de articular o desenvolvimento de ações de extensão que possam colaborar com o sistema penitenciário.

IMPORTÂNCIA – A Profª Ana Karina Pinheiro, que coordena o projeto, ressaltou a importância da ação para a saúde mental desses profissionais. “Serão estudados vários pontos importantes para cuidar da qualidade de vida de cada um desses policiais. Iremos fazer uma avaliação com todos os servidores e oferecer algo concreto e eficaz para a promoção da saúde do trabalhador. Outro ponto importante da ação é atualizar o censo penitenciário para manter a transparência dos dados e acesso à informação sobre o sistema e seus gestores”, disse.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destacou o papel da UFC na construção de políticas que deem suporte aos servidores. “No mundo em que vivemos, cuidar da saúde mental não é uma opção, é uma questão de necessidade. Trouxemos a melhor instituição e os melhores pesquisadores para criar uma observação aprofundada do perfil dos nossos policiais penais e as suas necessidades”, disse.

Da equipe que irá elaborar o estudo, estão na foto: Luiz Fábio S. Paiva, professor do Departamento de Ciências Sociais; Lara Capelo Cavalcante, professora do Departamento de Direito Privado; Rafael de Jesus Beserra, secretário executivo da Administração Penitenciária; Purdenciana Ribeiro, coordenadora da Saúde Prisional; Cristiane Lima, coordenadora do Serviço de Atendimento Psicossocial da SAP; Ana Karina Bezerra Pinheiro, docente do curso de Enfermagem; Samila Gomes Ribeiro, docente do curso de Enfermagem; Hellen Lívia Oliveira Catunda Ferreira, pós-doutoranda UFC; Maria da Conceição Lima Paiva, mestranda em Enfermagem/UFC; Michelle Steiner dos Santos, docente do Departamento de Psicologia; Cícero Mendes Siqueira, mestrando Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC; Paulo Anderson Nascimento de Moura, desenvolvedor na SAP; Paula Renata Amorim Lessa Soares, enfermeira do Departamento de Enfermagem da UFC; e Caio Cardoso, desenvolvedor na SAP.

Fonte: Profª Ana Karina Pinheiro, coordenadora do projeto e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.