Agência UFC: Pesquisadores utilizam jogos para aumentar interesse de alunos em Química

Para muitos estudantes, Química é uma daquelas disciplinas que desde o ensino médio se tornam sinônimo de dor de cabeça. Na universidade, mesmo em cursos que lidam diretamente com essa área do conhecimento, alguns conteúdos da Química continuam sendo um desafio e tanto. Porém, uma forma de tornar esse caminho menos árduo e mais prazeroso é a realização de atividades lúdicas, que transformam o processo de ensino-aprendizagem em um estimulante jogo, no qual todos podem sair ganhando.

Acreditando nessa ideia, o Prof. José Nunes da Silva Júnior, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, e o doutorando Guilherme de Lima Castro, orientado por ele no doutorado em Química, resolveram fazer uma experiência. Eles incluíram uma estratégia de jogos ao longo de toda a disciplina de Introdução à Química Orgânica, ofertada a turmas do segundo semestre dos cursos de Química, Engenharia Química, Odontologia e Farmácia da UFC. A iniciativa é um exemplo da chamada gamificação.

Imagem: Tela de entrada dos jogos

O experimento em questão ocorreu no segundo semestre de 2020 e é parte da tese de doutorado de Guilherme de Lima Castro (ainda em andamento). Três turmas de alunos participaram do estudo, sendo que a gamificação foi aplicada em uma turma do Curso de Farmácia e em outra do Curso de Química. Cada turma tinha aulas da disciplina duas vezes por semana. A terceira turma, também do Curso de Farmácia, funcionou como grupo de controle, ao qual não foi aplicada a gamificação, no intuito de possibilitar comparações posteriores entre os grupos.

Todos os elementos do jogo garantiram pontos aos estudantes em uma tabela de classificação. No fim do semestre, a pontuação foi convertida e os escores resultaram em bonificação na média final da disciplina. De acordo com a colocação, os estudantes ganharam ainda, a título de “recompensa”, itens como garrafas de água esportiva, canecas, botons distintivos, crachás, lapiseira e pen drive, entre outros.

A pesquisa é o tema da matéria desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica e de inovação da Universidade.

Fonte: Prof. José Nunes da Silva Júnior, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.